20 de fevereiro de 2019

João Paulo II recebe mutirão de combate ao Aedes aegypti

A Prefeitura Municipal de Arapiraca, através da Secretaria de Saúde, continua realizando mutirões de combate ao Aedes aegypti em diversos bairros do município. Nesta quarta-feira (20), foi a vez do bairro João Paulo II receber as ações de conscientização.

A estratégia envolveu todos os agentes que atuam diariamente no combate e na prevenção de transtornos que possam ser causados pelo mosquito Aedes aegypti, como dengue, zika vírus e chikungunya, além dos demais funcionários da Unidade Básica de Saúde do bairro.

Lucas Ferreira

Dona Nisete recebe orientações da equipe da UBS João Paulo II

“É um trabalho importante para evitar outras doenças decorrentes do mosquito e, após um levantamento, percebemos que o bairro está em situação precária. Esse cuidado com os moradores e porta a porta ajuda a prevenir a propagação de larvas do mosquito”, destaca Iza Caroline Ernesto, diretora da unidade.

Durante o mutirão, os agentes alertaram sobre os cuidados que os moradores devem ter com os recipientes que possam se tornar criadouro devem ser eliminados.

Lucas Ferreira

Peixe da espécie Caborja

A moradora da Rua Teresópolis, Nisete Alves, mostrou aos integrantes da ação uma forma que ela utiliza para evitar a proliferação do mosquito e, consequentemente, evitar as doenças causadas. A dona de casa coloca peixes da espécie Caborja em possíveis criadouros. “Eu mando pescar peixinhos Caborja e coloco em locais  e eles se alimentam das larvas, evitando o mosquito. Moro aqui faz muito tempo e ninguém da minha casa já teve dengue ou outra doença causada pelo mosquito”, afirmou dona Nisete.

A equipe da Promoção à Saúde e Endemias vai intensificar o cronograma de ações durante os próximos dias. Durante esta semana tem programação na UBS do Planalto, UBS Pau D`Arco, UBS João Paulo, UBS Pau Ferro e UBS Vila Fernandes e nos próximos dias outros bairros receberão a ação.

(Fotos de Lucas Ferreira)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *