18 de dezembro de 2018

Rogério ressalta consciência e responsabilidade no trânsito em lançamento de livro

03

Fotos: Samuel Alves

“Consciência e responsabilidade”, foram essas virtudes que o prefeito de Arapiraca, Rogério Teófilo, ressaltou em seu discurso durante o lançamento do livro “Nós Somos o Trânsito. Acidentes com motos: como remediar esta epidemia?”, no auditório do Sesc Arapiraca, na manhã desta terça-feira (18).

As palavras do prefeito refletem nas ações do Programa de Segurança Viária para Motociclistas (PSVM), que há dois anos realiza ações educativas de trânsito em Arapiraca e Maceió. Neste ano, o programa tomou fôlego e se estendeu para mais quatro municípios do Agreste alagoano.

O fruto desse trabalho, em parceria do Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) e da Prefeitura de Arapiraca por intermédio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), foi a redução de acidentes com motociclistas nas regiões de atuação do programa.

“Esse processo de conscientização se deu com as palestras educativas sobre o trânsito nas escolas da rede municipal de ensino, nas escolas estaduais e particulares de Arapiraca, além das unidades de saúde do município que também contribuíram para essa redução”, explanou Rogério Téofilo.

Registro e parcerias

O livro registra todas as ações do PSVM e foi elaborado com a participação de todos os parceiros. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Programa Promoção à Saúde, participou de todas as ações educativas e públicas em Arapiraca, sob a coordenação de Fátima Ramalho.

Durante o evento, o superintendente da SMTT, Jodelmir Pereira de Souza, frisou a adesão da superintendência ao programa e o alto índice de acidentes envolvendo motociclistas na região e a redução desses índices com as ações educativas com a participação de todos os envolvidos.

04

“Trabalhamos o tripé com a infraestrutura, a educação no trânsito e a fiscalização que são itens essenciais e necessários para conscientizar os condutores e reduzir os acidentes”, afirmou Jodelmir de Souza.

O chefe de Segurança de Trânsito do Detran, Antônio Monteiro, citou o avanço que o PSVM causou no estado de Alagoas com a redução de atendimentos nos hospitais no período de 2014 a 2018. Ele citou o Hospital de Emergência do Agreste (HE), em Arapiraca, que teve uma redução de atendimento de cerca de seis mil pacientes e o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, que obteve uma redução de quase 12 mil pacientes.

“Esses dados são muito significativos e refletem o trabalho desenvolvido pelo PSVM em Alagoas, em especial, aqui em Arapiraca com o apoio da prefeitura e dos demais órgãos que contribuíram para este resultado”, elogiou ele.

08.

A analista de trânsito do Detran, Edira Soares, apresentou os números do programa com 61 ações e a participação de 13.740 integrantes, com mais de 3.800 pessoas atendidas e mais de 460 pessoas que participaram das blitzes educativas, seguidas de palestras.

10.1

“Tivemos um número recorde nas ações e este ano tivemos a participação de mais de 4.500 alunos nas palestras educativas, que passaram a ser multiplicadores das informações de prevenção de acidentes com motociclistas, e consequentemente, a redução de acidentes” concluiu Edira Soares.