8 de agosto de 2018

Reunião do PSVM começa a definir ações para a Semana Nacional do Trânsito em Arapiraca

17

A reunião do Programa de Segurança Viária para Motociclistas (PSVM), no auditório da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Arapiraca (SMTT), na manhã desta quarta-feira (8), começou a definir o planejamento de ações para a Semana Nacional do Trânsito (SNT), que acontecerá de 18 a 25 de setembro deste ano.

O superintendente da SMTT, Jodelmir Pereira de Souza, deu as boas-vindas às equipes participantes pelos representantes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), SMTT, Secretaria Municipal de Saúde (SMS) por meio do Programa Promoção à Saúde, o Sest-Senat, 5ª Gere e Departamento de Estradas de Rodagens de Alagoas (DER).

Jodelmir de Souza enfatizou o avanço das ações de trânsito por meio das parcerias entre os órgãos estaduais e municipais envolvidos, além do registro de estatística sobre os acidentes com veículos, principalmente envolvendo motos dentro da área do município de Arapiraca.

“Estamos fazendo o levantamento dos acidentes dentro de Arapiraca para podemos avaliar a situação e estudarmos medidas educativas mais precisas, no sentido de diminuirmos esses índices que ainda são altos”, constatou Jodelmir de Souza.

11

O engenheiro de trânsito da SMTT, João Victor dos Anjos, apresentou os números catalogados de janeiro a junho deste ano de 2018 e os acidentes com motos cresceram e são bem maiores que os acidentes com carros em Arapiraca.

“Não temos como comparar esses dados com os do ano passado porque esse acompanhamento começou a ser feito este ano para que possamos fazer um trabalho mais específico no trânsito da cidade”, explicou João Victor.

18.1

Presente à reunião, o especialista em trânsito e membro do Detran e do Cetran de Alagoas, o conselheiro Antônio Monteiro, ressaltou que os números de acidentes são ainda maiores registrados pelo Hospital de Emergência do Agreste (HE), Daniel Houly. No entanto, ele ressalta que o hospital recebe vítimas de acidentes de mais de 40 municípios alagoanos e não apenas de Arapiraca.

“Os números crescem uma vez que o hospital atende os demais municípios do interior de Alagoas e também dos estados de Pernambuco e Sergipe. De toda forma estamos trabalhando nas ações educativas para reverter essa situação”, afirmou ele.

Ações e estratégias

Representando o Detran e as ações do PSVM, a analista de trânsito Edira Soares apresentou os resultados das ações educativas realizadas no primeiro semestre deste ano em Arapiraca com o apoio dos órgãos e instituições envolvidos nos eventos.

“As ações que já realizamos e as que iremos realizar servirão de parâmetro para planejarmos o que iremos fazer na Semana Nacional do Trânsito deste ano”, destacou Edira Soares.

7

Ela afirmou que as equipes do PSVM realizaram 12 ações eductivas e que o evento do Maio Amarelo atingiu mais de 2.500 pessoas em escolas, empresas e na zona rural de Arapiraca.

“A ação mais recente a qual participamos foi em comemoração ao Dia Nacional da Saúde, na última segunda-feira, na Praça Luiz Pereira Lima, no Centro de Arapiraca, com a participação efetiva da Secretaria Municipal de Saúde e da equipe da Lei Seca, do Detran de Alagoas”, afirmou.

Edira Soares destacou também que no período de 21 a 30 deste mês as equipes irão realizar visitas às escolas para montar a Mostra de Trânsito e intensificar a conscientização de todos na construção de um trânsito mais seguro.

“Realizamos também oficinas com educadores e estamos estendendo as ações para outros municípios para que haja um engajamento maior e os gestores também se responsabilizem pelas ações no trânsito como nas cidades de Craíbas, Lagoa da Canoa, Girau do Ponciano e Traipu”, finalizou.

1