24 de agosto de 2018

Parceria entre Prefeitura e MPE/AL levou campanha Agosto Lilás ao Centro

IMG_1371

(Fotos: Lucas Ferreira)

Arapiraca recebeu, na tarde desta quinta-feira (23), a campanha Agosto Lilás, promovida pelo Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE/AL), em parceria com a Prefeitura Municipal, a OAB/AL e o Poder Judiciário. A praça Deputado Marques da Silva, no Centro, foi o local escolhido para a ação, que chamou a atenção da população para  o combate à violência doméstica e familiar contra a mulher.

Durante o evento, representantes dos órgão participantes do evento destacaram  a relevância de conscientizar e alertar as pessoas para o tema, destacando a responsabilidade de todos no combate à violência doméstica e familiar. A  promotora de justiça Maria José Alves, titular da 38ª Promotoria de Justiça da Capital, e uma das coordenadoras do Agosto Lilás, também ressaltou a importância de se denunciar o agressor ou ligando para o 180 ou para o 190, este último, número da polícia local.

“Uma campanha é sempre importante. Às vezes, as pessoas se acostumam com as grandes tragédias, a exemplo dos casos que temos visto ultimamente e divulgadas nos meios de comunicação,  cenas de violência contra à mulher, feminicídio, tentativa de feminicídio e agressões físicas terríveis. E as pessoas acabam se acostumando. Param de sentir e de se importar. Quando a campanha vem é  como um alerta às pessoas, para dizer: isso acontece todo dia. Isso não pode acontecer. A responsabilidade também é sua. Não é só da mulher que está ali, de quem está vivendo naquela casa. Eu, vizinha, que escuto,  posso denunciar o homem e aconselhar aquela mulher”, ressaltou.

Representando a Prefeitura de Arapiraca, Valéria Montoni, superintendente de Políticas Públicas para Mulheres, pasta integrante da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, chamou a atenção para um serviço gratuito, oferecido pelo município, para atender, acolher e orientar essas mulheres, o CRAMSV, Centro de Referência e Apoio à Mulher em Situação de Violência. E está localizado na Rua Padre Jéferson de Carvalho, 198, Alto do Cruzeiro, com atendimento de segunda à sexta-feira, das 8H às 14H.

CRAMSV
“O CRAMSV atua com um equipe multidisciplinar. Entre as profissionais, psicóloga, assistente social  e advogada. É importante destacar que o local não é destinado a realização de denúncias. O trabalho realizado pela equipe do centro de referência é  de acolhimento a mulheres que sofrem algum tipo de violência  física, moral, psicológica, patrimonial ou sexual. O objetivo é oferecer bem-estar, proteção, informação, elevar a autoestima e desenvolver a autonomia dessas mulheres”, ressaltou a superintendente.

Promoção de Serviços 

Além da Secretaria de Desenvolvimento Social, a gestão municipal também esteve representada  na ação Agosto Lilás pela Secretaria Municipal de Saúde, com a promoção de serviços. No local, a população recebeu laços lilases em alusão à campanha, panfletos com destaque para a Lei da Maria da Penha, testes sobre como identificar sintomas de um relacionamento abusivo, e os contatos e endereços da rede de atendimento, distribuídos pelos órgão parceiros do MPE/AL.