23 de agosto de 2018

Gincana reuniu mais de 400 crianças e adolescentes do Serviço de Convivência

WhatsApp Image 2018-08-23 at 14.26.47

Gincana promove socialização entre crianças e  jovens assistidos pelo Serviço de Convivência 

Gincana socioeducativa reuniu mais de 400 crianças e adolescentes assistidos pelo  Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de Arapiraca, nesta quinta-feira (23), no horário das 8h às 14h, no Ginásio Municipal João Paulo II, no Parque Ceci Cunha.

O objetivo do  serviço é fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva.  Seguindo esse princípio, a Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, organizou a gincana, que é mais um evento destinado ao trabalho de socialização entre os participantes, integrantes dos 20 núcleos do SCFV implantados na zona urbana e rural do município.

Atividades

Josefa Nunes, coordenadora pedagógica do SCFV, explica que a gincana priorizou o esporte e os vínculos coletivos, uma das áreas de trabalhado do  Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que também promove atividades artísticas, culturais e de lazer, dentre outras, pensadas e planejadas no formato de oficinas,  baseadas nos grupos, criados de acordo com a idade dos usuários. Segundo ela, no município de Arapiraca há mais de mil usuários do serviço.

Mais de 43 profissionais, entre oficineiros, orientadores sociais e equipe de coordenação do SCFV, trabalharam na execução da gincana. Entre as  modalidades esportivas e brincadeiras da programação: futsal, queimada,  corrida de saco,  carrinho de mão e refrigerante na colher. Os participantes contaram com transporte destinado exclusivamente para o evento e lanche.

WhatsApp Image 2018-08-23 at 14.26.44

Entre os participantes, José Neto, 18 anos, morador do Povoado Pau D’Arco,  zona rural de Arapiraca, integrante do serviço há quatro anos. Na gincana, ele foi o goleiro da sua equipe de futsal. “O serviço transforma a gente quando estimula uma convivência melhor com as pessoas da nossa comunidade. O que eu sou hoje é reflexo do que aprendi com a equipe SCFV. Sem esse trabalho, eu poderia ter me desviado para coisas erradas. Mas eu aprendi  a utilizar o meu tempo com diversas práticas que estimularam a reconhecer a minha criatividade e capacidade”, afirmou.

(Fotos: Genival Silva)