29 de agosto de 2018

Cuidados com a saúde da pessoa idosa é tema de capacitação para enfermeiros do município

Lucas Ferreira IMG_2484

A atenção à saúde da pessoa idosa exige que os profissionais envolvidos no cuidado estejam qualificados para atuarem. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde, realizou nesta quarta-feira (29) uma capacitação sobre a linha de cuidados ao idoso e o uso adequado da nova caderneta de saúde direcionada a eles.

O encontro, que faz parte do Programa Educação Permanente, abordou questões de sensibilização para os enfermeiros que atendem essa população na prevenção, cuidados e aplicação de leis, bem como adoção de medidas multidisciplinares e humanizadas, além de capacitá-los com orientações e tomadas de medidas, utilizando meios da saúde preventiva na atenção às pessoa idosas.

O coordenador da Saúde do Idoso do município destaca a importância da apresentação da nova caderneta para os enfermeiros. “O município de Arapiraca conta com cerca de 21 mil idosos assistidos na Atenção Básica e eles precisam de um acompanhamento de forma humanizada. A caderneta traz orientações para um tratamento que analisa o contexto social do usuário e por isso que pensamos em trazer essa capacitação para nossos profissionais”, diz Paulo Alberto Leite Oliveira.

Lucas Ferreira IMG_2489

“A parceria entre o município e o Estado é muito importante. O compromisso em adotar a caderneta e saber usar adequadamente é fundamental em todas as unidades de saúde”, ressalta Elisabeth Toledo, assistente social e gerente do Núcleo de Atenção à Saúde do Idoso da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas.

Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa

A nova caderneta integra um conjunto de iniciativas que tem por objetivo qualificar a atenção ofertada às pessoas idosas no Sistema Único de Saúde. Ela permitirá o registro e o acompanhamento, pelo período de cinco anos, de informações sobre dados pessoais, sociais e familiares, sobre suas condições de saúde e seus hábitos de vida, identificando suas vulnerabilidades, além de ofertar orientações para seu autocuidado.

Lucas Ferreira IMG_2493