28 de agosto de 2018

Campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite se encerra na sexta (31)

WhatsAppImage20180818at08.27.41

(Foto: Samuel Alves)

A campanha nacional de vacinação contra a poliomielite e sarampo,  iniciada no dia 06 de agosto, encerra na próxima sexta-feira (31). Em Arapiraca, todas as Unidades Básicas de Saúde estão abastecidas para receber o público   A meta estimada pelo Ministério da Saúde, de 95% das crianças vacinadas, com idade de 1 a menores de 5 anos.

De acordo com levantamento realizado pela Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, no dia 27, o município continua na frente em relação às médias de imunização alcançadas até agora. O registro indica 82,55% – pólio e 82,53% – sarampo. Enquanto isso, a média nacional ( 70,14% – pólio e 70,23% – sarampo) e estadual (74,98% – pólio e 74,69% – sarampo).

Entretanto, Adriana Duarte, coordenadora Municipal de Imunização, chama a atenção da população para não descuidar da vacinação. “Os registros de casos de sarampo, em especial nos estados vizinhos de Pernambuco e Sergipe, servem como um alerta para Alagoas. Por isso, insistimos na conscientização das famílias para a importância da imunização das crianças, que deve ser realizada nas Unidades Básicas de Saúde”, orientou a coordenadora.

Imunização

Independente se a criança já tomou a vacina ou não, deve ser imunizada.  No caso da vacina contra o sarampo, há exceção para quem tomou a dose mais recentemente, nos últimos 30 dias. A campanha  tem por objetivos: vacinar quem nunca tomou a vacina; completar todo o esquema de vacinação de quem não tomou todas as vacinas; e dar uma dose de reforço para quem já se vacinou completamente – ou seja, tomou todas as doses necessárias à proteção.