3 de julho de 2018

Teófilo recebe relatório da Comissão Eleitoral de diretor e vice da rede municipal

IMG_5274

Prefeito e secretário de Educação recebem Comissão Especial da eleição escolar

(Fotos: Samuel Alves)

O Prefeito Rogério Teófilo e o Secretário Municipal de Educação e Esporte (SMEDE), Jâneo Melanias, receberam, na manhã desta terça-feira (3), no Centro Administrativo, Relatório do Processo Eletivo para a Escolha de Diretores e vice-diretores das Escolas da Rede Pública de Ensino de Arapiraca, entregue pela Comissão Especial Central, responsável pela coordenação do trabalho.

No relatório, entregue pela presidente da Comissão Especial Central, Nadja Azevedo, a apresentação de todas as etapas do processo eleitoral, que registrou 15 mil 421 eleitores das 53 escolas participantes, incluindo a relação dos novos diretores e vices. O trabalho se encerra na noite desta terça-feira, com a cerimônia de posse, às 19h30min, no Teatro do Planetário e Casa da Ciência, no Lago da Perucaba.

A Comissão Especial Central é composta por 13 membros, com representantes da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SMEDE), Conselho Municipal de Educação, Sinteal e Poder Legislativo.

A reunião foi acompanhada pelos membros da comissão, entre eles, a vereadora e presidente do Poder Legislativo, professora Graça Lisboa, e os vereadores Melquizedec e Aurélia Fernandes. Em sua fala, a presidente destacou os avanços neste processo eleitoral, incentivados por Rogério Teófilo, que possibilitou a realização de um trabalho independente, sem interferências.

“Há dois pontos de fundamental importância nesta eleição de gestão democrática, que significam um avanço para o município: um deles é a abertura para a participação dos trabalhadores  da educação, e não somente professores, como era o formato anterior. Outro ponto, a atuação de uma equipe de avaliação das propostas dos candidatos”, ressaltou Graça Lisboa, que também parabenizou a atuação do prefeito e da comissão.

IMG_5263

Nádja Azevedo, presidente da Comissão Especial Central do Processo Eletivo

Sobre a criação da Comissão de Avaliação, Nadja Azevedo explicou que  foi uma das grandes inovações do processo eleitoral. “Composta por professores universitários da  Uneal e da Fundação Getúlio Vargas, a Comissão de Avaliação foi responsável por analisar os planos de gestão dos  pré-candidatos. Com o objetivo de discutir de forma conjunta. O mesmo plano também servirá de base para as futuras formações de gestores”, completou.

IMG_5284

Teófilo elogiou a atuação da Comissão Eleitoral e ressaltou a importância do processo democrático de eleição de diretor e vice. “Este momento simbólico demonstra que Arapiraca pode fazer um processo democrático e servir de modelo para outros municípios. A modernização a partir de um repensar a educação com a participação ativa de todos”, completou.