27 de julho de 2018

Prefeitura participa de ação de promoção à saúde em comemoração ao Dia do Motorista

Em virtude do Dia do Motorista, comemorado na última quarta-feira (25), o posto de combustível Jota Pinto, na Canafístula, promoveu uma ação de promoção à saúde para os profissionais que trabalham com moto, caminhão ou veículo de passeio.

Entre as 8 e 12h, foi possível aferir a pressão, realizar teste rápido de glicemia, HIV, sífilis e hepatites B e C, receber orientação sobre tabagismo, álcool e outras drogas, doenças transmitidas pelos mosquito aedes aegypti e doenças sexualmente transmissíveis. Cuidados auditivos também foi um tema quer marcou presença, além da educação no trânsito.

“Estamos realizando uma triagem auditiva e se detectarmos um fator de risco, fazemos imediatamente o encaminhamento do paciente para a sua unidade de saúde”, explicou a fonoaudióloga Luana Amorim.

Questionada sobre o que seria um fator de risco, ela respondeu que pessoas que trabalham em posto, por exemplo, estão expostas a solventes, que associado ao ruído do motor, pode provocar a perda auditiva. Quanto aos motoristas, principalmente de caminhão, a profissional do município disse que a vibração e o ruído do motor são fatores de risco.

Tudo isso foi possível através de uma parceira entre a Prefeitura de Arapiraca, que oferece, pela Coordenação de Promoção à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, esse tipo de atividade nas empresas promotoras de saúde, com o apoio do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) e do Centro de Testagem e Acolhimento (CTA).

O Sest/Senat e o Centro de Ensino Profissionalizante de Alagoas (Ceproal) também estiveram presentes.