21 de maio de 2018

Prefeitura de Arapiraca recebe certificado “Excelência em Bancos de Leite Humano”

IMG_0011

(Foto: Samuel Alves)

O Banco de Leite Humano do Município de Arapiraca recebeu, na manhã desta segunda-feira (21), o certificado “Excelência em Bancos de Leite Humano”, na categoria “A” – padrão Ouro, conferido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (RBLH), pelo desempenho no ano de 2017.

A entrega do certificado aconteceu durante a cerimônia de abertura da Semana Estadual de Doação de Leite Humano, no auditório do Palácio dos Palmares, em Maceió. Estiveram representando o município, a superintendente de Atenção à Saúde, Josineide Soares, a coordenadora da Atenção Básica, Elaine Cristina Marinho, e a enfermeira Thayane Lopes.  A certificação reconhece o trabalho que vem sendo realizado na cidade, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, com a  atuação da equipe do Banco de Leite Humana Ivete França Lima  (BLH).

Entre as atividades avaliadas para a certificação: adoção do sistema da rede nacional, onde são informadas as atividades mensais do órgão; ter os equipamentos essenciais para a pasteurização e participar das atualizações realizadas pela rede. Além disso, deve garantir o atendimento contínuo de coleta do leite materno e o atendimento às mulheres com dificuldade de amamentar.

Aurélia Fernandes, secretária Municipal de Saúde, explica que o programa de credenciamento  da RBLH é uma ação reguladora que avalia o funcionamento das unidades dentro dos padrões  já normatizados. “A conquista da certificação “A” reflete o compromisso da equipe, que participa de programa permanente de capacitação, com o objetivo de garantir a qualidade de todas as etapas do processo, desde o recebimento do leite doado, avaliação, seleção e classificação, pasteurização do produto e sua distribuição”, destacou.

WhatsApp Image 2018-05-21 at 12.45.27

Equipe da Secretaria Municipal de Saúde, em premiação de certificação “Excelência em Bancos de Leite Humano”

O BLH

O Banco de Leite Humano Ivete França Lima fica localizado na Rua Padre Cícero, S/N, Centro, ao lado do 5º Centro de Saúde. Ele é responsável por coletar leite humano, pasteurizar e disponibilizar o produto para os bebês prematuros internos das unidades de terapia intensiva das maternidades de Arapiraca.