3 de abril de 2018

Representantes do PSVM se reúnem na SMTT para definir ações do Maio Amarelo em Arapiraca

20180403_102556

Os representantes das instituições que compõem o Plano de Segurança Viária para Motociclistas de Alagoas se reuniram, durante toda a manhã desta terça-feira (3), no auditório da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) para definir as ações do Maio Amarelo em Arapiraca.

O Maio Amarelo é um movimento internacional realizado no mês de maio com ações voltadas para a conscientização e amplo debate sobre as responsabilidades no trânsito. As ações reúnem diversos segmentos para chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e acidentes nas vias de todo o mundo.

Além da SMTT, membros do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), do SEST-SENAT, da Gerência Estadual de Educação (Gere) e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) por meio do Programa Promoção à Saúde, como também da Educação para o Trânsito do Detran (Edutran) e SMTT (GET).

20180403_102437

A analista de trânsito do Detran, Edira Soares, ressaltou que as equipes estão elaborando a programação preliminar das ações que irão acontecer no mês de maio em Arapiraca e que este ano o movimento irá abordar a atenção ao ciclista, sem deixar de se preocupar com os cuidados com pedestres e condutores, principalmente de motocicletas.

“Estamos elaborando a programação que provavelmente começar no dia 7 de maio e terá ações durante o mês de maio aqui em Arapiraca e na zona rural do município”, afirmou Edira Soares.

Os membros da SMTT e da Promoção à Saúde deverão visitar neste mês de abril as vilas Bananeiras e São José, contempladas com ações de trânsito na zona rural de Arapiraca.

“Vamos visitar essas comunidades para fecharmos a programação com as lideranças e realizarmos ações educativas de trânsito para os condutores locais”, disse Francisco José, gerente de Educação para o Trânsito da SMTT.

Perfil dos motociclistas de Arapiraca

A assistente social do Detran/AL, Audijane Peixoto, que também faz parte da Edutran, apresentou uma pesquisa sobre o perfil dos motociclistas de Arapiraca, realizada entre julho e novembro do ano passado em Arapiraca e Maceió com apoio do PSVM.

Os dados são preocupantes. Segundo a assistente social foram entrevistados 350 motociclistas na capital alagoana e 255 em Arapiraca. O resultado da Capital do Agreste apontou que 79% dos condutores têm de 10 a 17 anos de idade.

20180403_112230

“São menores pilotando na cidade e que não têm idade para possuírem ainda a habilitação, ou seja, são inabilitados”, ressaltou Audijane Peixoto.

A pesquisa revelou que 60% dos entrevistados são homens, mas que o número de mulheres conduzindo motocicletas tem aumentado não só em Arapiraca, mas na capital também.

A assistente social afirmou na reunião que 44% dos entrevistados não responderam em que bairro moravam. Mas, os que responderam ao questionamento afirmaram ser dos bairros Bom Sucesso, Brisa do Lago e Jardim Esperança situados à margem de rodovias estaduais, em Arapiraca.

O questionário aplicado na pesquisa é extenso e segundo Audijane Peixoto servirá para uma série de medidas que deverão ser tomadas para fortalecer as ações educativas nas duas maiores cidades do Estado e se estenderão para outros municípios alagoanos.

20180403_110202