2 de abril de 2018

Município abre Semana Azul com cinema adaptado para crianças autistas

IMG_4623

A segunda-feira (2) começou com diversão para as crianças autistas e famílias atendidas no Espaço Trate. Uma sessão de cinema adaptado foi organizada pelo município, através da Secretaria Municipal de Saúde, no auditório do Centro de Referência Integrado de Arapiraca. O local foi transformado em sala de projeção, onde foi exibido o filme “Barney  e sua turma”. A atividade abriu a programação da Semana Azul, em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado nesta data.

Para Karlla Cristina da Conceição, mãe de Melquisedeque Gabriel, 8 anos, atendido pelo Espaço Trate há quatro anos,  a atividade é um importante momento de interação entre crianças, famílias e profissionais. Ela ainda comemora a evolução do quadro do seu filho, desde que iniciou  a terapia.

IMG_4635

“Em todas as programações elaboradas pelo Trate, eu faço questão de participar com o meu filho. Essa interação é um exercício de socialização e adaptação. Quando iniciou a terapia, Melqui tinha muitas dificuldades, não falava, não tinha coordenação motora e não gostava  de interagir com as pessoas. Hoje ele assistiu a sessão de filme, fez fotos, comeu pipoca e conversou”, declarou a mãe.

Sobre a sessão do cinema,  Mônica Suzy, gerente do Espaço Trate, explica que as crianças autistas necessitam de um espaço adaptado, que atendam a alguns cuidados, a exemplo de uma sala ampla, com  luminosidade, menos barulho e atenção para o tempo de exibição. O objetivo é proporcionar uma experiência agradável para os pequenos.

Após a exibição do filme, com direito a suco, pipoca e refrigerante, as famílias participaram de um momento de entrega de certificados simbólicos, com a presença da secretária Municipal de Saúde, Aurélia Fernandes, e equipe  técnica da pasta e do Espaço Trate. “A proposta é proporcionar a integração entre as crianças autistas, as famílias, os profissionais de saúde e a comunidade. O amor é o que move essas relações e o serviço ofertado pelo município. Todos nós temos dificuldades  e precisamos conhecer, para então cuidar e melhorar”, afirmou.

IMG_4691

Espaço Trate

O Trate assiste, atualmente, a 58 famílias, que contam com uma equipe composta por profissionais da psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, fisioterapia, serviço social e psicopedagogia. Com atendimentos de segunda a sexta-feira. O  Espaço fica localizado no bairro Cavaco, ao lado do Centro de Medicina Física e Reabilitação de Arapiraca (Cemfra).

IMG_4714

Programação

02/04 –  9h – Sessão Azul, no auditório do CRIA – para crianças e famílias atendidas no Espaço Trate.   

             – 16h – Tenda de roda de conversa e sensibilização do autismo, no Bosque das Arapiracas, para a população em geral.

03/04 – 14h – Roda de conversa com a equipe técnica do Espaço Trate e exposição de experiências de pais com filhos autistas, no auditório do CRIA – para profissionais das UBS e das secretarias de Educação e Assistência Social.

05/04 – 8h – Pic nic Azul, na chácara Tribo de Judá, para crianças e famílias atendidas no Espaço Trate.