9 de abril de 2018

Dia Mundial da Saúde é celebrado com prestação de serviços à população

Para comemorar o Dia Mundial da Saúde, celebrado no último sábado (7), data criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a Prefeitura de Arapiraca preparou uma programação especial oferecida gratuitamente  à população, na praça Luiz Pereira Lima, Centro, na manhã desta segunda-feira (9).

Com o tema “Saúde para todos”, uma série de serviços foram apresentados,  simultaneamente, em tendas espalhadas pela praça. O objetivo da ação foi de conscientizar a população sobre a importância da promoção e prevenção à saúde e, ao mesmo tempo,  dispor  serviços já prestados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Centros Especializados do município.

IMG_0076

“Hoje trouxemos para a praça uma amostra dos serviços que estão disponíveis para  a população, nas unidades de saúde de Arapiraca. Além disso, também contamos com a parceria de outras secretarias, a exemplo da Agricultura, órgãos municipais, estaduais e empresas privadas. O que representa a credibilidade no trabalho desenvolvido pelo município”, destacou Aurélia Fernandes, secretária Municipal de Saúde.

IMG_0037

Entre as pessoas que utilizaram os serviços, Wilddes Marcelo, que passava pelo local com a sua filha, Ana Eloisa, de 3 anos, e aproveitou para receber as informações sobre saúde bucal. No local, a equipe da pasta organizou dois espaços, um reservado para os adultos, com orientações e exame de rastreamento de câncer bucal; e outro,  um espaço lúdico reservado para as crianças. Com jogos, fantoches e contação de histórias, as dentistas trabalharam o tema com as crianças, a exemplo da Ana Eloisa.

Serviços

Exame de rastreamento de câncer bucal, aferição de pressão arterial, testes rápidos de HIV / Sífilis, glicemia,  Índice de Massa Corporal (IMC) e aplicação de vacinas, estavam na lista de serviços ofertados à população. Além disso, orientações sobre hábitos alimentares saudáveis,  primeiros socorros e outros diversos temas da saúde.

Parceiros

De acordo com Fátima Ramalho, coordenadora de Promoção à Saúde, a ação contou com a parceria da Secretaria de Agricultura, CCZ, CTA, Cerest, SMTT, as coordenações de Saúde da Mulher e da Criança, Doenças Crônicas, DANTs, Saúde Bucal, Tabagismo, PSE, Caps AD, Ceproal, Escola Santa Bárbara, Sesc, Detran,  5ª GERE e Samu.

(Fotos: Samuel Alves)