2 de abril de 2018

“Cultura na Praça” reúne todo tipo de artista popular em Arapiraca

WhatsApp Image 2018-04-02 at 10.13.53

No palco ou na plateia, “João do Realejo” não perde uma edição (Foto: Breno Airan)

Tem gente de tudo que é canto: Feira Grande, Taquarana, Penedo, Pindoba, Craíbas, Igaci e até de fora de Alagoas.

O projeto Cultura na Praça, que acontece às segundas-feiras, sempre a partir das 8h30 na Praça Luiz Pereira Lima, no Centro de Arapiraca, reúne a nata da poesia popular, dos cantadores, emboladores, repentistas, sanfoneiros e apaixonados pela nossa “nordestinidade”.

Comandado há seis anos pelo mestre Afrísio Acácio do Acordeon – o grande homenageado do ano passado no “São João: Arapiraca Virou Xodó” –, o evento é carimbado com a presença de figuras carismáticas e que não perdem a fé neste tipo de resgate às nossas tradições.

Um deles é o aposentado João Correia de Oliveira, de 76 anos, ou apenas “João do Realejo”, que mora perto da comunidade Pé Leve Velho, na zona rural do município.

Realejo é como é chamada a sua “gaita de boca”. “Eu não toco, eu brinco. Eu me divirto e isso é o que é importante na Música. Já fiz algumas apresentações aqui no palco. Sempre vou quando Afrísio me chama. O realejo sempre está aqui na bolsa, a postos. Mas gosto mesmo é de apreciar os amigos artistas aqui da plateia”, diz João, que toca o instrumento há mais de 10 anos.

O Cultura na Praça é isso. Um movimento cultural onde artista aplaude o artista, onde povo aplaude o povo e onde a novidade aplaude a tradição.

IMG_6758

A novidade e a tradição: aluno de Afrísio com a sanfona em punho (Foto: Samuel Alves)