20 de março de 2018

Município amplia prazo para cadastro de pacientes com glaucoma para esta quarta (21)

A prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, prorrogou para  esta quarta-feira (21), o prazo para o recadastramento de pacientes com glaucoma. A ação é necessária para que os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), assistidos no município, continuem a participar do Programa Glaucoma.

O prazo, de acordo com o cronograma  do município, se encerraria no último dia 16. em três locais: 3º Centro de Saúde, 4º Centro de Saúde e no Cerest, anexo ao Cemfra. Entretanto, a prefeitura decidiu ampliar o período de recadastramento para até esta quarta-feira (21). Dessa vez, não há necessidade de agendamento.  Os pacientes devem comparecer à Secretaria Municipal de Saúde, no Centro Administrativo, bairro Santa Edwiges, das 8h às 14h.

Para isso, é preciso a apresentação da documentação: RG, CPF, Cartão do SUS, comprovante de residência e a receita do colírio utilizado.  Após esse procedimento, o paciente será encaminhado para a próxima etapa, que é a da reavaliação, quando é direcionado à consulta com o médico oftalmologista. Nessa fase, o paciente deve apresentar a sua última avaliação oftalmológica.

“O objetivo do município é atualizar as informações dos assistidos pelo programa e repassar as informações para o Ministério da Saúde, a fim de que o recurso volte a ser repassado integralmente. E assim, garantir que não falte assistência a quem precisa. Por isso é imprescindível a participação dos pacientes em todas as etapas do processo de reconhecimento desses usuários”, destacou Aurélia Fernandes.