22 de março de 2018

“Festival Mulheres: Arte e Poder” exalta força feminina nesta quinta (22)

mulheres-feminismo

A força feminina sempre foi ocultada na crosta social – forçada a se acomodar dentro de casa, sem direito de fala ou de manifestação, sobretudo em sistemas monoteístas, onde o patriarcado opera a carne com seus dedos apontados e cortantes.

Agora mais do que nunca, elas, as mulheres, estão conquistando um espaço que sempre foi seu: o da igualdade.

Assim, com um debate tête-à-tête, Arapiraca vai receber nesta quinta-feira (22) o seu “1º Festival Mulheres: Arte e Poder”, a ser realizado na Tenda Cultural Zezito Guedes, na Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), bairro do Alto do Cruzeiro.

O evento será aberto ao público e contará a partir das 18h com diversas abordagens artísticas, culturais e políticas – esta última em sentido ideológico.

Este festival-piloto, organizado pelo Coletivo Feminista Dandara de Palmares e o grupo literário Leia Mulheres Arapiraca, brinda o protagonismo de muitas arapiraquenses e até mulheres de fora da cidade que contribuem com o fazer de um novo tempo.

Para a psicóloga Pierra Beatriz, do coletivo e uma das organizadoras do evento, no município existem mulheres produzindo coisas interessantes, mas com poucas iniciativas assim. “Percebemos que havia invisibilidade nos âmbitos artístico e político no que diz respeito às mulheres e decidimos montar o festival justamente para divulgar isso. Aqui há mulheres de luta em espaços de militância que debatem pautas importantes para uma sociedade mais justa e igualitária entre os gêneros”, diz.

Para ela, este espaço servirá para “juntar a mulherada para dialogar, refletir, conversar sobre a importância da mulher se empoderar para ocupar espaços de deliberação política, espaços de deliberação da sua vida”, tirando assim das “gavetas” as produções que vêm sendo feitas.

Haverá dança, teatro, cinema, poesia, religiosidade, música e ainda as exposições visuais de Kamylla Donato, revelando o trabalho “Desnudo”; Lorena Helen, com desenhos artísticos; e Larissa Galindo, mostrando suas fotografias.

Este “1º Festival Mulheres: Arte e Poder” terá também o empreendedorismo social de Kelly Rodrigues (Santo Brownie) e Rosely Lúcio (Let’s GoNuts), havendo vendas dos comestíveis e demonstrações no local.

Confira a programação completa:

18h – Abertura: Lilia Ferreira (Coletiva Feminista Dandara de Palmares) e Laura Emília Araújo (Leia Mulheres Arapiraca)

18h20 – Dança Afro, com Leide “Olodum” Serafim (Afoxé Povo de Exú)

18h30 – Mulheres na Militância Cultural, com Keka Rabelo

18h50 – Exposição Audiovisual, com Nina Magalhães (Coletivo Popfuzz)

19h20 – Break: Apreciação das Exposições Visuais e Playlist de Artistas Mulheres

19h40 – Recital de Poesias, com Lara Araújo

19h50 – Mesa-Redonda: Religiosidade, Política e Feminismo, com Sarah Campelo (Santo Daime), Elida Miranda (Marcha Mundial das Mulheres), Edneide Leite (Coletivo Maria Mariá) e Pierra Beatriz (Coletivo Feminista Dandara de Palmares)

21h – Apresentação Teatral, com Viviane Baroli

21h20 – Apresentação Musical, com Samilla (artista e estudante de Pedagogia da Uneal)