18 de janeiro de 2018

Atividades do “Janeiro Branco” promovem reflexão sobre equilíbrio emocional

IMG_8578

Profissionais da saúde promovem roda de conversa e dinâmicas na sala de espera do CRIA

A sala de espera do Centro de Referência Integrado de Arapiraca (CRIA) se transformou em local de aprendizado e troca de experiências entre usuários e profissionais da saúde, na manhã de quarta-feira (17). O órgão, a exemplo de outros do município, abraçou a Campanha Janeiro Branco, que alerta para os cuidados com a saúde mental.

A ação, que incluiu roda de conversa, distribuição de laços brancos e dinâmicas, foi conduzida por uma equipe de psicólogas e psiquiatras do CRIA, em parceria com profissionais do Conselho Regional de Psicologia e da Subsede Arapiraca. Na abordagem, o grupo explicou a campanha, que tem o slogan “Quem cuida da mente, cuida da vida”, e promoveu momentos de reflexão, incentivando as pessoas a pensarem sobre as suas emoções. 

De acordo com Marcília Brandão, médica psiquiatra, a roda de conversa é um importante instrumento para aproximar a população do tema saúde mental. “Percebo um misto de vergonha  e resistência  das pessoas em falar sobre seus sentimentos. É preciso entender que as doenças emocionais devem ser tratadas com o mesmo rigor que as doenças físicas. E que o profissional da psicologia e psiquiatria  atua no sentido de restaurar o equilíbrio emocional, melhorar a qualidade de vida e apontar caminhos”, destacou.

IMG_8506

Usuários   participam de dinâmica que estimulam o pensar sobre seus sentimentos e emoções

Para Maria do Socorro Soares, 63, o seu dia começou com um sentimento de preocupação. Mas o que ouviu das profissionais, a motivou a pensar positivamente sobre a sua vida. Além da roda de conversa, a comerciante também fez questão de participar das dinâmicas do abraço e humorômetro. “Quando vi o grupo convidando para esse momento, logo sentei na primeira fila para ouvir tudo. E também concordei em participar da brincadeira. Todos nós temos problemas. E saber que temos alguém que pode ajudar, melhora o nosso dia”, declarou.