16 de outubro de 2017

Programação do Outubro Rosa inclui ações no Centro Administrativo

Entre as ações da campanha de combate ao câncer de mama está a sensibilização das servidoras das secretarias municipais

IMG_7944

Secretaria da Educação e Esporte recebe ação do Outubro Rosa

A Campanha Outubro Rosa, movimento que destaca a importância da prevenção e do diagnóstico precoce no combate ao câncer de mama, iniciou oficialmente no dia 02 de outubro, em Arapiraca, e segue  até  o final do mês, com a promoção de ações, realizadas pela Secretaria Municipal da Saúde, nos Centros Especializados em Reabilitação, Unidades Especializadas, Unidades Básicas de Saúde (UBS), Serviços de Oncologia de Hospitais e no Centro Administrativo Municipal.

E nesta segunda-feira (16), um dos locais que recebeu ação da campanha foi a Secretaria Municipal de Educação e Esporte. Durante o expediente, os servidores, em especial as mulheres, foram convidados pela secretária Mônica Leônia Pessoa a parar por alguns minutos e participar de uma roda de conversa sobre o tema “câncer de mama”, ministrada por Julliane Bispo, coordenadora Municipal da Rede Cegonha.

Sensibilização

“Sensibilização é a palavra adequada para nomear esse momento, onde a Secretaria da Saúde, visa chamar a atenção das mulheres para os cuidados com a sua saúde, com ênfase na prevenção. É importante enfatizar que o câncer de mama, tem chance de cura em torno de 95%, desde que detectado precocemente”, destacou a coordenadora.

IMG_7924

Secretária Mônica Pessoa veste a camisa do Outubro Rosa e participa da ação itinerante da Secretaria da Saúde

Durante a conversa, entre as informações sobre o câncer de mama foram destacadas:  a prevenção; detecção precoce; sinais e sintomas; fatores de risco; fatores de proteção e os serviços de diagnóstico. O momento também foi aberto para esclarecimento de dúvidas e compartilhamento de experiências. Entre as servidoras, uma falou sobre a importância do diagnóstico precoce, a partir da sua própria história.

A ação foi finalizada com a entrega de guias de exames de mamografia e  citologia para as servidoras. Sobre as atividades do Outubro Rosa em Arapiraca, Aurélia Fernandes, secretária Municipal da Saúde, enfatizou a necessidade de estimular a participação da população no controle do câncer de mama.

“Apesar deste mês ser o escolhido para chamar a atenção para o tema, é preciso que as mulheres entendam a necessidade de se cuidar o ano inteiro. Com isso, convidamos para que elas promovam o autocuidado das mamas, que deve ser diário. É preciso se conhecer para identificar aspectos anormais. E, nesse caso, buscar orientação médica. A cura do câncer de mama está relacionada ao diagnóstico precoce”, afirmou a secretária.