26 de outubro de 2017

Município acelera atendimentos e começa a diminuir filas de cirurgias eletivas

O objetivo da Secretaria Municipal da Saúde é atender as demandas do SUS

A proposta da  Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, de zerar a demanda reprimida de cirurgias eletivas dos municípios que compõem a 7ª região de saúde, que têm como referência a cidade de Arapiraca, está em andamento. E nesta quinta-feira, 26, realiza mais sete cirurgias.

A campanha deve contemplar, nesta primeira etapa,  mais de vinte tipos distintos de procedimentos cirúrgicos, entre eles,  cirurgias gerais, hérnia, vesícula, histerectomia e  outros, que devem ser realizados até o final de novembro.

IMG_9413

Em quarto de espera do Hospital Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora de Fátima, o sorriso de Roseilde dos Santos, 43, era maior que a ansiedade de entrar no centro cirúrgico. Ela explica que aguardava o agendamento da cirurgia de vesícula por  mais de um ano. Nesse intervalo, crises e a necessidade de refazer exames. “Estou tão feliz que esse sentimento supera a ansiedade”, declarou a paciente.

IMG_9390

O cirurgião geral Ítalo Amaral,  responsável pelas sete cirurgias eletivas desta quinta, explica que, além desse número de cirurgias, realiza aproximadamente mais 20 pequenos procedimentos, semanalmente, no 5 Centro de Saúde.  “A demanda  é  grande e vinha sendo acumulada por muito tempo.  Com a iniciativa e preocupação da atual administração municipal, em reduzir o tempo de espera dos usuários do SUS, recupera-se o compromisso com a saúde da população. Que essa parceria continue”, ressaltou.

Aurélia Fernandes, secretária Municipal da Saúde, afirma que a campanha segue um dos grandes anseios da gestão do prefeito Rogério Teófilo, que é atender, cada vez mais, as demandas do SUS no município. “Os usuários que já deram o nome nas unidades devem procurar as gerências para a marcação dos procedimentos”, explicou a secretária.