26 de outubro de 2017

Carro de citologia estaciona no 5º Centro no Dia D do Outubro Rosa

Durante todo o mês de outubro o carro de citologia do Núcleo de Prevenção e Diagnóstico do Câncer (NPDC) percorreu as Unidades Básicas de Saúde e demais órgãos públicos de Arapiraca com o objetivo de suprimir a demanda reprimida do exame. Enquanto que uma Unidade realiza 40 citologias por mês, o carro chega a fazer 100 em um único dia.

Vestido a caráter, o veículo estacionou, nesta quinta-feira (26), no 5º Centro de Saúde, onde também funciona o Pronto Atendimento (PA). Mas a escolha não foi em vão. Em todas as UBS, no Dia D da Campanha Outubro Rosa, o carro esteve presente. Sendo assim, não teria como ser diferente no lugar onde não tem nem dia santo nem feriado, todo dia é dia de atendimento.

Lucas FerreiraWhatsApp Image 2017-10-27 at 08.36.31

Lucas Ferreira Aurélia Fernandes entre a diretora do PA e a do 5º Centro.

Aurélia Fernandes entre a diretora do PA e a do 5º Centro.

Dito isso, esta quinta-feira não foi apenas de espera para os usuários do 5º Centro, foi dia de adquirir conhecimento e de sensibilização em prol de uma causa: câncer de mama.

“A mulher cuida de todo mundo, do marido, do filho da mãe, mas muitas vezes esquece dela própria. Então não só hoje, como durante todo este mês, realizamos palestras educacionais na sala de espera sobre o tema, mostrando à mulher que ela precisa, e deve, se tocar e se amar”, explicou a enfermeira e diretora do 5º Centro de Saúde, Joseane Roberto da Silva.

Ela aproveitou a oportunidade para agradecer o apoio da secretária municipal de Saúde, Aurélia Fernandes. “Uma grande incentivadora na busca pela qualidade do SUS, caminha com a gente lado a lado, todos os dias”, finalizou.

WhatsApp Image 2017-10-27 at 08.36.40

Já Aurélia Fernandes foi só elogios para os funcionários da saúde, que, segundo ela, se empenharam muito durante este mês, realizando todas as ações com seus próprios recursos e apoio da iniciativa privada. “Toas as ações foram assim, casa cheia. As comunidades nos receberam muito bem, gostaram, interagiram”, comemorou Aurélia. “Eu diria que 100% das unidades aderiram ao Outubro Rosa e posso ir mais além e afirmar que Arapiraca como um todo se mobilizou”.

A diretora do PA, Elziclea de Oliveira, concordou e disse que todos se uniram sem nenhuma dificuldade. “Não somos melhores por uma ação como essa, é direito do usuário. Fazemos tudo com amor. De fato tudo está lindo, mas o que queremos mesmo é chamar atenção para o cuidado da mulher”, disse. “E cuidar é o que nós mais sabemos, nenhum usuário daqui sai sem resposta ou encaminhamento”, garantiu a diretora.

Além do carro de citologia, que foi custo zero para o município em virtude de um contrato firmado com o NPDC, os usuários do 5º Centro conferiram a apresentação da banda da Polícia Militar, bateram papo com pacientes em tratamento e outros que já superaram a doença, puderam marcar exames de mamografia, realizar testes rápidos de HIV e Sífilis e, claro, apreciar um delicioso, e rosa, lanche coletivo.

Lucas Ferreira WhatsApp Image 2017-10-27 at 08.36.39 (1)