18 de setembro de 2017

Profissionais do Cemfra implantam Projeto Terapêutico Singular

Nesta segunda-feira (18), a Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), deu início ao processo de implantação do Projeto Terapêutico Singular (PTS) para os usuários com deficiência física e intelectual do Centro de Medicina Física e Reabilitação de Arapiraca (Cemfra).

De acordo com a enfermeira e consultora do Telessaúde, Cleia Nobre, esse é um serviço de assistência multidisciplinar com visão integral do paciente que apresenta maior grau de necessidade e dependência.

Ainda segundo ela, o PTS é munido de um conteúdo teórico-científico que engloba conceitos, objetivos, benefícios e a importância de se trabalhar em equipe em prol do usuário e da saúde pública.

IMG_3205

“Podemos citar um caso com pessoas amputadas. Em outros tempos eles viriam para sessões de fisioterapia e em seguida iriam embora. Com a retomada, nós que fazemos parte desse projeto faremos triagens desses usuários com as nossas equipes multidisciplinares para identificar outros sintomas que estejam presentes nesses pacientes, tanto no físico, quanto no psicológico”, destacou a enfermeira.

O PTS é um serviço que faz parte do Centro de Especialização em Reabilitação (CER), todo a sua funcionalidade faz possui respaldo do Ministério da Saúde, sendo o Cemfra, o único do município a pertencer ao serviço público da Rede Complementar de Saúde.

“Mensalmente o município de Arapiraca realiza em torno de 7 mil procedimentos, sendo eles recebidos por mais de 600 pacientes do nosso centro de reabilitação”, enfatizou o diretor do Centro de Medicina Física e Reabilitação de Arapiraca, Murilo Magalhães.

Ouça a matéria na integra: