15 de agosto de 2017

Audiência pública: Aurélia apresenta ações realizadas na Saúde em sete meses de gestão

IMG_8234

Na manhã desta terça-feira (15) a secretária municipal de Saúde, Aurélia Fernandes, participou de uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Arapiraca, onde apresentou as diversas ações realizadas pela gestão do prefeito Rogério Teófilo na área da Saúde, como também foi sabatinada pelos vereadores presentes.

Durante a audiência, que se estendeu por mais de quatro horas, a secretária pontuou cada uma das ações realizadas no setor, desde a Atenção Básica, Promoção à Saúde, Educação Permanente, Controle Social, Rede de Oncologia, Rede de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas, entre outros.

Acompanhada de sua equipe técnica, a secretária apresentou números relevantes, ao citar, por exemplo, a ampliação de 61 para 67 equipes do PSF que, juntas, cobrem 93% do município; habilitação de cinco equipes de saúde bucal, habilitação de 81 agentes de saúde, assim como a quantidade de exames realizados para a população em apenas sete meses, citando as tomografias, ultrassons e exames laboratoriais.

IMG_8237

Em meio as ações apresentadas, Aurélia Fernandes também elencou as várias dificuldades encontradas e ainda vivenciadas em sua gestão, exemplificando a baixa contrapartida do Ministério da Saúde para o custeio da Saúde, assim como a não habilitação de serviços importantes, como a Cardiologia do Hospital Chama, que encontra-se praticamente pronta, porém, sem poder funcionar devido a falta de habilitação.

A secretária ainda falou sobre as metas da atual gestão na área da saúde, citando como prioridades a reabertura da UBS do Jardim das Paineiras, o reinício da reforma do 5º Centro, reforma do CRIA, construção da UPA e da UBS Canafístula, sede própria da Vigilância Sanitária, adesão ao Conisul, entre outros.

“A gestão vem trabalhando para oferecer um serviço de saúde mais digno e que possa atender as demandas da população arapiraquense”, frisou Aurélia.

Ouça a matéria na íntegra: