26 de julho de 2017

Projeto de agricultura urbana beneficia 40 famílias de Arapiraca

A prática da utilização de terrenos em desuso é a base da agricultura urbana implantada no município

IMG_6101

O Projeto de agricultura urbana visa mudar o cenário de áreas ociosas no município. A proposta é destinar terrenos em desuso para a agricultores familiares, por meio de parcerias entre a Prefeitura de Arapiraca e particulares, a fim de que utilizem os espaços para o cultivo de lavouras ou hortas, de forma comunitária.

De acordo com Roberto Amaral, secretário de Agricultura e Meio Ambiente, o projeto é inédito em Arapiraca.  Um desafio que começou a ganhar forma e já pode ser acompanhado no bairro Itapuã, onde uma família do município concedeu à prefeitura o uso de 40 tarefas de terra para essa finalidade.

IMG_5466

“Além de beneficiar as famílias, o projeto ainda contribui para a limpeza e organização dos espaços urbanos que, em desuso, comumente são utilizados para acúmulo de lixo. Nesse caso, todos saem ganhando: os beneficiados, que conseguem produzir seus alimentos e passam a contar com nova fonte de renda;  e o proprietário, que vê seu terreno limpo e valorizado”, afirmou o secretário.

No local, a secretaria realizou todo o trabalho de limpeza, aragem e plantio de feijão e milho, que já podem ser vistos. Aos agricultores, ficou a missão dos cuidados com a plantação e a colheita. “No mês de setembro  realizaremos a festa da colheita com a participação de todos os envolvidos, quando será realizada a divisão dos alimentos, que servirão para o consumo ou para venda”, ressaltou o secretário.

IMG_6093

Nesse primeiro momento, 40 famílias estão sendo beneficiadas com o projeto. E a Secretaria de Agricultura nomeou o presidente da ONG Casa da Caridade,  Alex Gomes da Silva, o pai Alex,  responsável pela divisão da terra e distribuição  entre as famílias. Ele é um dos representantes  das quatro associações de catadores de materiais recicláveis, registradas em Arapiraca, e que está localizada no mesmo bairro do terreno.

Ouça esta matéria na íntegra:

Autor: Ana Cavalcante