5 de julho de 2017

Arapiraca avança no processo de implantação do COAPES

COAPES é pauta de reunião promovida pela Secretaria Municipal da Saúde

IMG_0564

O Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES) foi pauta da reunião da Comissão de Integração de Ensino e Serviço da II Macrorregional da Saúde, realizado na manhã desta quarta-feira(5), no Centro de Referência Integrado de Arapiraca (CRIA),  promovida pela da Secretaria Municipal da Saúde.

O COAPES é o dispositivo da Política de Educação Permanente de ensino-aprendizagem que integra o Sistema Único de Saúde e as Instituições de Ensino Superior e Ensino Técnico em Saúde,  e  está em fase de construção  para a implantação em Arapiraca.

Segundo Aruska Magalhães, superintendente Municipal de Gestão do Trabalho e Educação Permanente, o objetivo do COAPES é definir responsabilidades e diretrizes da organização para a contratualização da integração ensino-serviço e a educação permanente em saúde nos territórios de prática,  entre instituições de ensino e gestores do SUS, nas esferas municipal, estadual e federal.

Entre os convidados para participar da reunião, compareceram representantes das Administrações Municipais de Arapiraca e  Girau do Ponciano, das Instituições de Ensino:  Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Centro Universitário Cesmac, Universidade Norte do Paraná (Unopar) e Ceproal.

“Este é o terceiro encontro organizado pela Administração Municipal, com  o objetivo de trilhar os passos para a construção final dessa contratualização, que está se tornando obrigatória pelo Ministério da Saúde. E deve ser implantada em Arapiraca e englobar as 47 cidades que compõem a II Macrorregional, caso  também expressem o desejo de participar”, explicou Aruska Magalhães.

Aurélia Fernandes, secretária Municipal da Saúde, destacou o interesse da cidade de Arapiraca em adotar estratégias que reflitam na melhoria dos serviços da saúde,  ofertados à população.  “Adotar o COAPES representa ganho para todos os envolvidos. E ainda mais para a população, que passa a contar com uma maior equipe de profissionais no atendimento no SUS”, ressaltou.

WhatsApp Image 2017-07-05 at 13.00.12