9 de maio de 2017

UBS da comunidade Zélia Barbosa realiza atividades com gestantes

IMG_3351

Na manhã desta terça-feira (9) gestantes acompanhadas pela Unidade Básica de Saúde (UBS) Doutor Edler Lins, no Bairro Zélia Barbosa Rocha, estiveram reunidas para receber orientações sobre gravidez, além de homenagens em alusão ao dia das mães, que será comemorado neste domingo, dia 14 de maio.

Entre elas estava a dona-de-casa Tamires dos Santos Cardoso, 25, grávida do segundo filho. Desde o início da gestação ela vem sendo acompanhada pela equipe de profissionais daquela UBS e, paralelamente, do Espaço Nascer, pelo fato da gravidez ser considerada de alto risco.

“Já fiz um exame de ultrassom e tenho outro agendado para o final da gravidez. Apesar da minha gestação ser considerada de risco me sinto bastante tranquila por conta das orientações e segurança transmitidas pela equipe”, assegurou Tamires.

IMG_3414

A UBS do Zélia Barbosa atende em média 5 mil pessoas e, atualmente, vem realizando o acompanhamento de 40 gestantes, que seguem passo a passo as orientações do Programa “De olho no meu Bebê”, lançado no último dia 24 de março pela Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com a gerente Eliane dos Santos Araújo, a UBS dispõe de duas equipes do Programa de Saúde da Família (PSF), além de consultório dentário.

“Nossos agentes comunitários de saúde identificam as gestantes que, ao serem encaminhadas para a UBS, são consultadas e direcionadas aos exames iniciais. Nos casos de risco elas são encaminhadas ao Espaço Trate. Aqui na Unidade as gestantes também fazem o pré-natal dentário, através de consultas e tratamentos com odontólogos”, finalizou.

IMG_3360