18 de maio de 2017

Durante encontro, gestores de Saúde debatem as principais necessidades da Programação Pactuada Integrada

Samuel AlvesIMG_7857

Durante a manhã desta quarta-feira (17), no auditório do Centro de Referência Integrado de Arapiraca (CRIA), gestores da 7ª e 8ª Região da Saúde de Alagoas estiveram reunidos para debater a Programação Pactuada Integrada (PPI) e as principais necessidades e dificuldades enfrentadas pelos municípios participantes.

A reunião foi provocada pelos gestores participantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL) e pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) em busca de melhorias das regiões de Saúde do Estado de Alagoas.

De acordo com a secretária Municipal de Saúde (SMS), Aurélia Fernandes, o encontro teve como intuito a discussão aberta dos recursos repassados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), bem como a melhoria do atendimento hospitalar de cada município.

“Mesmo com os problemas enfrentados, principalmente, pela locação de recursos do SUS nos municípios, Arapiraca é referência para as demais cidades da região, e nós temos de estar preparados para atender os usuários arapiraquenses e também dos outros municípios”, destacou Aurélia.

Outros pontos destacados durante o encontro foram a internação dos usuários, quais os municípios que possuem hospitais capacitados para internação, os sufocos enfrentados pelos centros hospitalares, assim como as demadas de cada uma e a locação de recursos.

“Um discussão importantíssima, pois não estaremos cuidando apenas dos usuários do município de Arapiraca, mas de uma complexidade maior, de usuários de outras regiões que são atendidas pelos serviços de média e alta complexidade do SUS”, finalizou a secretária municipal.

Autor: William Rocha