13 de abril de 2017

Prefeitura realiza ação itinerante de promoção da saúde

A ação é uma parceria da Secretaria Municipal da Saúde e outros órgão que promovem trabalho preventivo da saúde

 

IMG_8945 (1)

A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou mais uma ação itinerante de promoção da saúde, nesta quarta-feira (12). Desta vez, a equipe ficou instalada nas dependências do Posto Rodocenter, localizado na AL-220, no bairro Jardim Esperança.

O estímulo aos hábitos saudáveis é a proposta da ação, que vem sendo realizada em diferentes pontos da cidade, com grande fluxo de pessoas. Nos locais, são montadas tendas, oferecendo diversos serviços, conduzidos por profissionais da saúde.

A ação beneficia os funcionários e clientes do local, além dos moradores da região e trabalhadores de empresas próximas. O objetivo é chegar mais próximo da comunidade, realizando exames, orientado quanto à importância de cuidar da saúde, prevenção de doenças e a prática de hábitos saudáveis.

Aferição da pressão arterial, exame de glicemia, testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite, estão entre os exames que foram realizados na ação. Além disso, a população teve acesso a informações sobre os perigos do tabagismo e também sobre a Febre Amarela, Chikungunya, Zika,  doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypti.

“As ações de prevenção ajudam a identificar problemas que alertam para doenças mais sérias”, disse Helder José, um cliente que foi abordado pela equipe e, após o atendimento, descobriu alterações no seu organismo. Ele foi orientado para comparecer a Unidade de Saúde do seu bairro, com a finalidade de realizar exames mais detalhados.

Esta é a segunda visita do núcleo de Promoção da Saúde, realizada no Posto Rodocenter, neste ano. A ação é uma parceria entre a Secretaria Municipal da Saúde com Sest Senat, Ceproal e Unidade de Saúde Nilo Coelho.

 

Autor: Ana Cavalcante