28 de março de 2017

Mapa do Turismo é tema de oficina ministrada nesta terça, em Arapiraca

O município está classificado na categoria “B” no Mapa Brasileiro do Turismo

2

Público atento à fala do superintendente Municipal do Turismo, Michael Chinelato

Arapiraca  recebeu a quinta edição  da Oficina de Atualização do Mapa do Turismo Brasileiro, nesta terça-feira (28), no auditório  da  Câmara  dos Dirigentes Lojistas  de  Arapiraca (CDL).  O evento é  uma  ação  de  parceria entre as Secretarias Estadual e Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

Na oficina,   estiveram presente  Ricardo Barreto e  Michael Chinelato,  da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Silvestre Rizzato, da Secretaria de Cultura, Lazer e Juventude,  Averaldo Liberato, representando a Secretaria de Serviços Públicos. Além da participação de  membros de instituições  privadas e de setores ligados ao turismo no município e das cidades de Palmeira dos Índios e Tanque D’Arca.

Durante o evento,  foram apresentados os critérios exigidos pelo Ministério do Turismo para a categorização do Mapa do Turismo Brasileiro, e a importância de manter ou melhorar a classificação. Entre as variáveis de desempenho econômico adotadas estão: quantidade  de estabelecimentos formais no setor de hospedagem;  números de empregos;  e estimativas de fluxo de turistas  domésticos e internacionais.

índice

Francis Hurst, superintendente da Sedetur entrega cartilha com o Mapa do Turismo Brasileiro

Segundo  Francis Hurst, superintendente  de Estudos e Pesquisas da Sedetur, além das variáveis, há outros critérios que são considerados, a exemplo da assinatura  de um termo de compromisso e direcionamento ao setor, dentro da Lei de Orçamento Anual,  que devem estar nos conformes  para que recursos federais cheguem ao município.

No caso de Arapiraca, a cidade está inserida na categoria “B”. Segundo Michael Chinelato, superintendente de Turismo, a classificação é o fator predominante para a captação de recursos financeiros, oriundos do Ministério do Turismo. Sendo assim, quanto melhor a classificação, mais recursos chegam para investimento local.

“Nós também convidamos empresários e representantes de setores ligados ao turismo para que compreendam a necessidade de uma parceria forte  entre público e privado, para impulsionar o desenvolvimento do município, por meio do turismo”, comentou o superintendente de Turismo

Ricardo Barreto, secretário de Desenvolvimento Econômico,  também explicou a proposta da atual Administração Municipal em valorizar e destacar o potencial do turismo de negócios e eventos em Arapiraca. “Arapiraca tem potencial para esse segmento do turismo e deve ser impulsionado nesses próximos quatro anos”, explicou.

5ddac7f5-7191-46a5-a518-af664e5eb2b3

Roberto Barreto, secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, destaca o potencial do Turismo de Negócio