20 de março de 2017

Exposição no Planetário ressalta a importância da participação feminina na astronomia

Visitantes participam de exposição, palestra e observação celeste

DSC_0735

Visitantes diante de painéis da exposição, neste  domingo.

Exposição, palestra e observação celeste fizeram parte da programação deste domingo (19), no Planetário e Casa da Ciência de Arapiraca, no Lago da Perucaba. Aberto ao público, o evento ressaltou a importância da participação feminina no ramo da astronomia.    

Com olhares atentos e curiosos, jovens arapiraquenses visitaram a segunda edição da “Exposição Valentina”, que leva o nome da primeira mulher a ir ao espaço.  A mostra reuniu 23 painéis, entre eles, um criado pela equipe do planetário, com a astrônoma da NASA, a  brasileira Duilia de Melo. Os demais, trazidos pela Liga Norte-Nordestina de Astronomia (LINEA).

DSC_0689

Janice Gomes apresenta atividades desenvolvidas no Planetário

A exposição, que na edição anterior  teve a mostra  temporária, a partir deste ano ganha um espaço permanente no hall do órgão, possibilitando que os visitantes, em qualquer momento, possam conhecer a importância histórica das mulheres na astronomia, por meio dos painéis que apresentam as conquistas  de cada uma.

Os visitantes deste domingo, além da exposição, assistiram a palestra “Mulheres na Astronomia”, ministrada por Kecia Maria da Silva,  estudante de Matemática da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), e responsável pelo  monitoramento de meteoros na rede  EXOSS. Em sua apresentação, destacou o perfil de mulheres astrônomas e astronautas e suas participações em descobertas e atividades nos campos prático, teórico e experimental.

DSC_0725

Os professores Jhonatan David, Janice Gomes e Edson Cavalcante com a palestrante Kecia Maria

Na sequência, o público foi conduzido pela equipe de professores e planetaristas para o mirante, localizado na parte superior do Planetário. De lá, puderam acompanhar observações astronômicas com o professor Edson Cavalcante e observar o espaço pelas lentes de equipamentos disponibilizados no local.

Segundo Janice Gomes, professora e coordenadora do Planetário, desde que inaugurado, no final de 2012, já registrou um total de mais de 33 mil visitas. Ela explica que, durante a semana o espaço é agendado para visitações de alunos de escolas. E nos finais de semana fica aberto ao público, sempre com o acompanhamento dos planetaristas.

DSC_0772

Visitantes observam o espaço, no mirante do Planetário

A coordenadora explica que o órgão é gerenciado pela Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Arapiraca e conta com uma equipe  pedagógica preparada para receber alunos e visitantes. “O Planetário de Arapiraca é referência para todo o Brasil e costuma ganhar destaque em eventos de astronomia, graças à excelência do trabalho que vem sendo desenvolvido ”, completa.

Janice Gomes também elogia a participação de Arapiraca nas edições das Olimpíadas Brasileiras de Astronomia (OBA), e ressalta que o período de inscrição para este ano foi prorrogado para o dia dois de abril, onde as escolas interessadas realizam as inscrições dos seus alunos no site oficial da organização do evento. Já a competição, está agendada para o dia 19 de maio. Segundo ela, a meta para este ano é alcançar 100% das escolas da Rede Municipal de Ensino.

DSC_0749

Equipe do Planetário e visitantes, no holl de exposição

Autor: Ana Cavalcante