27 de dezembro de 2016

Célia inaugura escola na Canafístula homenageando Jarbas Lúcio

WhatsApp Image 2016-12-27 at 17.27.23

Um dos maiores comunicadores do estado de Alagoas e o pioneiro da publicidade e radiofonia em Arapiraca foi o grande homenageado durante a inauguração da Escola de Ensino Fundamental José Jarbas Silvério Lúcio, no bairro da Canafístula.

Com seu nome, o equipamento educacional teve os portões abertos pela primeira vez nesta terça-feira (27). Dono de uma vez marcante, Jarbas Lúcio faleceu ainda este ano, com 65 anos de idade. Ele era neto do fundador da cidade, o saudoso Manoel André.

Na ocasião, acompanhada de seu secretariado, a prefeita Célia Rocha frisou a importância de um momento como este, já em seu final de gestão.

“Entrego uma cidade toda equipada no âmbito da Educação para o meu próximo gestor, o prefeito eleito Rogério Teófilo. Arapiraca inaugurou, reformou, ampliou e revitalizou – com recursos do próprio município – 45 escolas, centros de apoio e creches. E este espaço é um deles, tendo essa homenagem feita a um verdadeiro amante desta terra. Ele era uma figura humana de uma leveza enorme”, diz ela, emocionada.

A solenidade teve ainda a bênção do padre Marcelo Bastos, com direito a Hino de Arapiraca e aposição da placa da instituição de ensino, tendo ao lado a foto de Jarbas.

WhatsApp Image 2016-12-27 at 17.26.50

Os familiares e amigos do comunicador se fizeram presentes ao ato. A viúva Cleonice Lúcio recebeu uma miniatura da placa das mãos da prefeita.

“Meu pai era uma pessoa de coração bom, alma pura. Orgulhava-se de ser arapiraquense e de morar na Canafístula. Como ele dizia: ‘Nunca podemos desistir de nossos sonhos’. Que por aqui, nessa escola, passem sonhadores e idealizadores iguais ou até maiores que ele”, relata a filha Cris Lúcio.

Para Geraldo Majela, procurador de Justiça de Alagoas, Jarbas representava o companheirismo em pessoa. Ele explanou alguns momentos ao lado do amigo, para além do profissional que revolucionou o jeito de comunicar em Arapiraca com o seu onipresente “Oi!!!”.

“Afora as devidas e merecidas homenagens a esse homem de presença, a Canafístula ganha mais esta escola de 6 salas, uma delas de informática, biblioteca, banheiros estruturados e bloco de coordenadoria e diretoria docente. Aqui, no bairro, já há a Escola Domingos Lopes e a creche Geraldo Silva – e, em breve, terá outro Centro de Educação Infantil. O legado de Célia é este: o da Educação a curto, médio e longo prazo”, comenta a secretária Municipal de Educação (SME), Gorete Queiroz.

As inaugurações continuam nesta quarta (28), a partir das 9h, na Escola de Ensino Fundamental João Nascimento, no Jardim Esperança.

WhatsApp Image 2016-12-27 at 17.27.35