23 de fevereiro de 2016

Reportagem especial de jornalista de Arapiraca integra livro didático

livro

“Escreva o que não deve ser esquecido”. Essa frase da escritora chilena Isabel Allende denota a sensibilidade do premiado jornalista arapiraquense Davi Salsa.

Em 2013, ele fez uma reportagem especial sobre a catadora de material reciclável Babilônia Bezerra, que juntou livros em um aterro sanitário da cidade e montou sua própria biblioteca a partir disso, a fim de ajudar crianças e jovens a terem mais acesso ao conhecimento.

Este material intitulado “Catadora de Sonhos” foi publicado no mesmo ano no jornal Tribuna Independente e no portal Tribuna Hoje, tornando a história de “Babi”, como é conhecida, uma fonte de inspiração e exemplo.

Além de jornalista nestes meios de comunicação, Davi Salsa é editor do portal Expresso1.com e jornal Expresso Alagoas, afora servidor público da Prefeitura de Arapiraca, onde atua como assessor na Coordenadoria de Comunicação Social há mais de uma década. Ao lado de Mônica Nunes, atual coordenadora de Comunicação do município, ele foi premiado em 2008 pela reportagem “Memorial resgata a história da mulher no Agreste alagoano”, uma das três vencedoras do Prêmio Mário Pedrosa de Jornalismo – evento anual promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Catadora de Sonhos

O conteúdo em si de sua matéria saiu recentemente no livro didático Manacá – Língua Portuguesa, exclusivo para alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental. Ela ganhou notoriedade ainda por ter sido veiculada em portais nacionais como o Conselho Regional de Biblioteconomia, em Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais, e o site Barquinho Cultural, na cidade de São Paulo.

O livro, publicado pela editora Positivo, tem como autoras as professoras e escritoras Cláudia Miranda e Vera Lúcia Rodrigues. Inserida no capítulo “A Hora da Leitura”, a reportagem está em seis páginas, incluindo foto e ilustrações acerca do tema.

Em outro capítulo, “Pensando Sobre o Texto”, foram elaboradas oito questões para os estudantes analisarem trechos da reportagem, como a importância da reciclagem e reutilização do lixo para fins de interesse social.

A edição do Manacá – Língua Portuguesa tem uma tiragem de 10 mil exemplares para versão impressa e também na versão digital. Para conhecer a história da “catadora de sonhos” Babi Bezerra e ler a reportagem especial na íntegra, clique aqui: http://goo.gl/m9QarD

livro1