30 de setembro de 2013

Planetário comemora um ano com atividades

p { margin-bottom: 0.21cm; }

Inaugurado no dia dois de outubro do ano passado, na gestão do ex-prefeito Luciano Barbosa, o Planetário Municipal de Arapiraca e a Casa da Ciência comemoram um ano com diversas atividades educativas e científicas.

O espaço, localizado no Lago Perucaba, vem recebendo total apoio da administração da prefeita Célia Rocha (PTB) e da Secretaria Municipal de Educação.

De acordo com a diretora do Planetário de Arapiraca, professora Janice Gomes, a programação começa nesta terça (dia 1º) e segue até sexta-feira (4) com uma série de atrações para os jovens e visitantes.

Também haverá uma programação especial para as escolas, com atividades na cúpula e apresentação astronômica.

No hall central, os visitantes terão a oportunidade de acompanhar a produção do carro-foguete, e no espaço Brinca Ciência estão reservadas as oficinas de Educação Ambiental/Botânica, modelos moleculares. Já no auditório do Cineteatro haverá atividades relacionadas ao teatro.

 

Referência nacional

O Planetário Municipal de Arapiraca está atraindo a cada dia a atenção de crianças, jovens e adultos ao Lago Perucaba, um dos mais belos cartões-postais da cidade.

Construído com recursos da municipalidade, o espaço oferece a estudantes e ao público uma experiência inédita em astronomia, por conta de possuir sala de observação, auditório com capacidade para 235 pessoas sentadas, mirante, área verde, estacionamento, espaço de leitura, banheiros, elevador para cadeirantes e moderno sistema digital para observação celeste com espaço para 70 lugares.

O planetário é o maior do gênero no País e foi construído seguindo o modelo norte-americano, introduzido no Brasil pela empresa Hiperlab, que atua há 11 anos no mercado.

O sistema digital permite a visualização de mais de 100 mil estrelas, constelações, planetas, cometas, nebulosas, estrelas cadentes, além do Sol e da Lua, desenvolvendo em seu trajeto noturno ou diurno, além de eclipses, estações do ano e outros fenômenos astronômicos.