30 de setembro de 2013

Planetário de Arapiraca é referência nacional

Inaugurado no dia dois de outubro de 2012, o Planetário Municipal de Arapiraca e Casa da Ciência tem mensalmente diversas atividades educativas e científicas. O espaço, localizado no Lago da Perucaba, recebe apoio da administração pública, através da Secretaria Municipal de Educação e Esporte.

O espaço, que é um dos pontos de apoio às escolas de tempo integral de Arapiraca, é considerado referência nacional, sendo também um dos mais belos cartões-postais da cidade.

Construído com recursos próprios, o espaço oferece a estudantes e ao público uma experiência inédita em astronomia, pelo fato de possuir sala de observação, auditório com capacidade para 235 pessoas sentadas, mirante, área verde, estacionamento, espaço de leitura, banheiros, elevador para cadeirantes e moderno sistema digital para observação celeste com espaço para 70 lugares.

O planetário é o maior do gênero no País e foi construído seguindo o modelo norte-americano, introduzido no Brasil pela empresa Hiperlab, que atua há 15 anos no mercado.

O sistema digital permite a visualização de mais de 100 mil estrelas, constelações, planetas, cometas, nebulosas, estrelas cadentes, além do Sol e da Lua, desenvolvendo em seu trajeto noturno ou diurno, além de eclipses, estações do ano e outros fenômenos astronômicos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *