
Secretaria de Políticas para a Mulher
Paula Tainá
Secretária Interina
Paula Tainá Silva Tenório Cavalcante é advogada, graduada em Direito pelo Centro de Ensino Superior Arcanjo Mikael de Arapiraca (Cesama) e pós-graduada em Direito Penal e Processo Penal pelo Damásio Educacional. Coordenadora e autora do e-book “Violência contra a mulher e a dor do silêncio”, com ampla atuação na defesa dos direitos das mulheres e no combate à violência de gênero, foi nomeada pela OAB Alagoas como Conselheira Suplente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDIM/AL) para o biênio 2022-2024.
Na Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Arapiraca, exerceu funções de destaque, como presidente da Comissão da Mulher Advogada (2020-2021) e vice-presidente (2019-2020), além de ter integrado a Comissão de Cidadania e Integração (2017-2018).
Sua atuação institucional foi fundamental para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à proteção das mulheres. Em 2019, enquanto vice-presidente da Comissão da Mulher Advogada, ministrou treinamentos para policiais militares que atuariam na Patrulha Maria da Penha. No ano seguinte, já como presidente da Comissão, liderou articulações com o Comando Geral da Polícia Militar de Alagoas e com a Secretaria de Segurança Pública do Estado, o que resultou na implantação da Patrulha Maria da Penha em Arapiraca, em 31 de agosto de 2020.
Além de seu protagonismo no combate à violência contra a mulher, Paula também contribuiu para a elaboração de leis municipais em Arapiraca e cidades circunvizinhas, com foco na proteção psicológica de crianças e adolescentes. Dentre essas iniciativas, destacam-se a lei que instituiu a Semana Municipal de Combate à Alienação Parental e a lei de instituição do Dia Laranja, que reforça a luta da violência contra mulheres e meninas.
Ela também participou de propostas fundamentais, como o projeto de lei apresentado à Assembleia Legislativa Estadual (ALE) que prevê a obrigatoriedade dos condomínios de denunciar casos ou indícios de violência doméstica contra a mulher, idosos, crianças e adolescentes, e um projeto que institui noções sobre a Lei Maria da Penha no ensino público do Estado, de maneira extracurricular.
Notícias da
A campanha Agosto Lilás segue conscientizando e promovendo o combate à violência de gênero. Na
A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para a Mulher,
A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para a Mulher,
Com o início das festividades juninas, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal