Dezenas de alunos e alunas da Escola Maçônica Perfeita União II, localizada no bairro Novo Horizonte, participaram ativamente, na manhã desta quarta-feira (20), da segunda edição do projeto “Papo com Leitura”.
As atividades começaram às nove horas, na biblioteca digital Arapiraquinha Professor Miguel Valeriano, também no bairro Novo Horizonte.
A segunda edição do projeto de estímulo e incentivo à leitura teve como convidado o professor e escritor Erasmo Soares de Araújo.
Natural da cidade de São Bento do Una, em Pernambuco, aos 11 anos de idade, Erasmo Soares ingressou no SCG (Seminário dos Padres do Sagrado Coração de Jesus ), em Recife, onde realizou seus estudos desde a formação básica até o superior, com obtenção do diploma de licenciado em Filosofia, curso concluído na Universidade Católica de Pernambuco.
Em 1969, ele deixou o seminário e ingressou na sara da Educação como professor do Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho, em Arapiraca. Em 1974, confirma sua opção pelo magistério, formando-se em Letras na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru. Mais tarde, realiza os cursos de pós-graduação em Português e Semiótica e Teorias do Discurso na PUC/MG ( Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
É casado com a professora Maria da Paz de Araújo, com quem construiu uma família com cinco filhos.
Na área da educação, além de professor de diversas instituições de ensino de Arapiraca, Erasmo Soares exerceu os cargos de diretor da Escola Estadual Costa Rego, e diretor da Faculdade de Formação de Professores de Arapiraca, antiga Funesa, e hoje Uneal, bem como o cargo de secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Educação de Arapiraca.
Como escritor, Erasmo Soares lançou no ano de 2009 o livro “Vozes do Pensamento – Língua e Espiritualidade”.
No ano de 2012, professor Erasmo foi homenageado pelo poder público municipal com a inauguração, no bairro Primavera, com a quarta Arapiraquinha que foi batizada com seu nome.
Interação
Na manhã desta quarta-feira (20), a segunda edição do projeto “Papo com Leitura foi aberta com uma contação de histórias pela pedagoga Maria Cristina Tininha, oficinas de leituras com Fabiana Salsa, entre outras atividades, culminando com a conversa e bate-papo do professor Erasmo Soares com as crianças.
O evento também contou com a presença da regente Jane Lúcia e da estagiária Luzinete Nogueira, além de professoras da escola.
Bastante descontraído, o convidado respondeu a dezenas de perguntas dos alunos e alunas da Escola Maçônica Perfeita União II, revelando sua história de vida e o amor pelos livros e pela leitura.
Aos 70 anos de idade, o professor e escritor Erasmo Soares revelou que seus pais o colocaram aos 11 anos no seminário, onde aprendeu a respeitar a disciplina e o gosto pelo livros.
A cada pergunta e resposta correta dos alunos e alunas, o convidado distribuía moedas de chocolate para as crianças, como forma de incentivo pela participação no bate-papo.
“A leitura faz com que a gente possa interpretar melhor o mundo, ampliar os nossos conhecimentos e a desenvolver nossa capacidade intelectual”, salientou o convidado.
A aluna Ryanine Cavalcante Catarina Mota, 10 anos, aproveitou o momento para fazer perguntas ao convidado e revelar o seu sonho de ser uma escritora.
Ainda durante a programação, Erasmo Soares convidou as professoras, regentes, monitoras, alunos e alunas para uma dramatização de leitura na praça da Arapiraquinha.
Com seu livro “Vozes do Pensamento” nas mãos, o convidado estimulou as crianças a participar da leitura dramatizada com a dança do Toré, numa homenagem pela passagem do Dia do Índio, celebrado nesta terça-feira (19).
O projeto “Papo com Leitura” é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação e conta com o apoio da gestão da prefeita Célia Rocha e do vice Yale Fernandes.
As atividades foram iniciadas há cerca de um mês, na Arapiraquinha Professora Neuza Gomes, no bairro Jardim Esperança, e vai se estender para as outras bibliotecas digitais de bairro, localizadas também na Primavera, Canafístula, Planalto, Canaã, Vila São José e Bananeiras.