A prefeita de Arapiraca, Célia Rocha, teve o seu trabalho de apoio à primeira infância reconhecido mais uma vez pelos vereadores do município.
Com os trabalhos dirigidos interinamente pelo segundo-secretário, Ronaldy Vital Rios (Roninho), pelo vice-presidente Sérgio do Sindicato, Moisés Machado e Josias Albuquerque, a Câmara Municipal de Arapiraca, realizou, na note de terça-feira (11), sua primeira sessão ordinária da semana.
Dentre os projetos aprovados, o destaque ficou por conta do Projeto de Decreto Legislativo, de autoria da Mesa Diretora, concedendo no âmbito do município o título de Embaixadora do Programa Arapiraca Garante a Primeira Infância (Agapi) à prefeita Célia Rocha.
A honraria é um reconhecimento do Poder Legislativo de Arapiraca pelo destaque da prefeita nas atividades voltadas para o bem-estar físico, mental, afetivo, cognitivo e social da família das gestantes e das crianças de até seis anos de idade.
Ainda de acordo com o projeto, a homenagem será efetivada através da entrega de um diploma e uma placa a prefeita Célia Rocha.
O Agapi foi lançado no ano de 2013, pela prefeita Célia Rocha, e faz parte de um programa voltado para o fortalecimento dos laços familiares, cuidados com as gestantes, recém-nascidos e o acompanhamento especializado para o desenvolvimento físico e intelectual das crianças de Arapiraca.
No último dia cinco deste mês de outubro de 2016, o governo brasileiro lançou com o apoio de parlamentares, organismos internacionais e sociedade civil, o Programa Criança Feliz, tendo como referência o Programa Agapi de Arapiraca e outro semelhante na cidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul.
A iniciativa promoverá o desenvolvimento infantil integral de crianças na primeira infância e será coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), responsável pelo Cadastro Único e pelo Programa Bolsa Família (PBF).
O Criança Feliz será viabilizado por meio de uma parceria com outros quatro ministérios: Saúde, Educação, Cultura e Justiça. O intuito é realizar visitas domiciliares semanais às famílias beneficiárias, a fim de identificar oportunidades e riscos para o desenvolvimento infantil.
Também estiveram presentes à sessão, os vereadores Rogério Nezinho, Dr. Fábio, Aurélia Fernandes, Adalberto Saturnino, Edvânio do Zé Baixinho, Dorge do Queijo e Fabiano Leão.