27 de novembro de 2025

SUS que acolhe: Arapiraca anuncia lançamento de novo serviço de saúde focado na população em situação de rua

Projeto está alinhado com novas diretrizes do novo plano municipal, que investirá em um maior foco ao princípio de equidade na saúde pública

Foto: Carlos Magno – Ascom Arapiraca

A apresentação do Plano Municipal de Saúde (PMS), que aconteceu nesta terça (25) e quarta-feira (26), reservou muitas surpresas, emoções e um sentimento de renovação do compromisso com a saúde da população. Um dos pontos altos da noite de abertura foi a apresentação das equipes do Consultório na Rua, novo serviço de saúde que será oferecido pela Prefeitura de Arapiraca para a população em situação de rua.

O projeto, anunciado pela secretária Rafaella Albuquerque, contará com uma duas equipes multiprofissionais formadas por médicos, enfermeiros, dentistas, auxiliares de saúde bucal, técnicos em enfermagem, psicólogos, assistentes sociais e até mesmo profissionais com formação em artes, além de profissionais administrativos.

As equipes já passaram por capacitação junto à Educação Permanente e estão agora em fase de planejamento de atividades e visitas institucionais, alinhando ações com os serviços do território para fortalecer o cuidado integral da população que será assistida. O objetivo é organizar estratégias conjuntas, aprimorar fluxos e ampliar a articulação com a rede, garantindo um acompanhamento mais efetivo, humanizado e resolutivo.

Segundo a secretária, estes consultórios serão referência para esta população, que muitas vezes é negligenciada e agora contará com assistência de qualidade. “São equipes que foram totalmente capacitadas e estão preparadas para atender às necessidades desta população com todo o acolhimento que o SUS oferece. A gente fica muito feliz, porque Arapiraca continua avançando e fazendo a diferença na saúde da sua população”, comemorou.

Além da novidade, nesta quinta-feira (27) a SMS também participou do Mutirão Pop Rua Jud, que tem como objetivo garantir o acesso de pessoas de rua a direitos jurídicos, sociais e de saúde. A ação foi promovida pelo Ministério Público Federal (MPF), que também esteve representado na cerimônia de abertura do Plano Municipal de Saúde.

SUS ainda mais acolhedor

O anúncio do novo projeto durante a abertura do PMS não foi por acaso, pois a implantação de políticas de equidade é uma das novas diretrizes estabelecidas para os próximos quatro anos. O objetivo de dar um foco maior ao conceito de equidade é reduzir a desigualdade e garantir acesso justo aos serviços de saúde por meio de políticas de saúde que levam em consideração as necessidades específicas de grupos historicamente marginalizados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *