Imagens do Inconsciente: exposição em homenagem a Nise da Silveira chega ao Partage Arapiraca Shopping
Obras foram pintadas por artistas assistidos pelo CAPS e seguem expostas até o final de novembro
No ano do aniversário de 120 anos da história de Nise da Silveira, a Prefeitura de Arapiraca, em parceria com Instituto Ação de Desenvolvimento para a Cidadania (IADEC) e o Partage Arapiraca Shopping, homenageia a médica que revolucionou a psiquiatria brasileira com a expressão artística de usuários assistidos pelos Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Arapiraca e outros municípios alagoanos.
A exposição “Imagens do Inconsciente” foi aberta nesta quarta-feira (5) e ficará disponível para o público até o dia 23 de novembro, no hall lateral do Partage Arapiraca Shopping. As obras expostas são assinadas pelos artistas assistidos pelos CAPS, que utilizaram a pintura como parte de um processo terapêutico e de inclusão social.
A abertura contou com a presença das secretárias de Saúde e Cultura, Lazer e Juventude, Rafaella Albuquerque e Mônica Nunes, além de técnicos das duas secretarias e as equipes do IADEC e Governo de Alagoas, responsáveis pelo projeto. O grande destaque do momento, no entanto, foi a presença dos próprios artistas, que compartilharam suas experiências e emocionaram o público.
A secretária de Saúde elogiou a iniciativa e destacou a importância de investir em projetos como este para fortalecer a rede de saúde mental do município e do Estado. “Trabalhar com a atenção psicossocial é um desafio, não é tão simples assim, mas são projetos como esse que fazem a diferença e fazem com que a gente consiga aproximar a sociedade desta causa para juntos conseguirmos avançar cada vez mais, então parabéns a todos os municípios, que tiveram a sensibilidade de acolher esse projeto”, declarou.
A iniciativa já havia recebido, em outubro, o “Mural do Inconsciente”, outra parte do projeto que contemplou a Área Verde, um dos maiores cartões-postais da cidade, com um muro preenchido com as pinturas dos pacientes do CAPS Nise da Silveira.
Com a exposição e o moral, Arapiraca integra o Projeto Nise em Cores e Formas, idealizado pelo IADEC, que já percorreu diversos municípios alagoanos, promovendo oficinas, exposições e murais coletivos em unidades de saúde mental, fortalecendo a rede de atenção psicossocial e celebrando a potência criativa dos seus usuários.
“É uma honra e uma alegria Arapiraca sediar uma exposição tão grandiosa e tão importante. Importante para a cultura, para a saúde, para a cidade, para o coração e para a mente. A gente fica feliz e, em nome do prefeito Luciano Barbosa, a gente só tem gratidão no coração, por tudo isso que está sendo exposto”, finaliza a secretária de Cultura.


















