Arapiraca lança novo Plano Municipal de Saúde em cerimônia emocionante no Centro de Convenções
Instrumento construído coletivamente será fundamental para direcionar o trabalho realizado ao longo dos próximos quatro anos
Todos os avanços e marcos históricos alcançados pela saúde pública de Arapiraca ao longo dos anos de gestão do prefeito Luciano Barbosa um dia foram metas estabelecidas pela equipe técnica Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Estas metas fazem parte do Plano Municipal de Saúde, instrumento central do planejamento da gestão em saúde, que teve nova edição apresentada nesta terça (25) e quarta-feira (26), no Centro de Convenções.
A cerimônia deste ano aconteceu de uma forma especial: além de utilizar o espaço recém-inaugurado, o evento também contou com a presença de figuras importantes na solenidade de abertura e na apresentação oficial, como o prefeito Luciano Barbosa, a consultora do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), Cristina Setti, o representante do Ministério Público Federal (MPF), Bruno Lamenha, a presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Aruska Magalhães e toda a equipe técnica da SMS.
O novo plano, construído por meio de um esforço coletivo entre SMS, CMS e diversos setores de sociedade civil, contém metas e diretrizes que nortearão o trabalho dos gestores da Saúde Municipal no período entre 2026 e 2029. O instrumento é atualizado a cada quatro anos e, segundo a secretária Rafaella Albuquerque, é um dos eventos fundamentais para o bom funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) no município.
“Para nós que fazemos saúde pública, esse é o evento mais importante da gestão, porque é quando decidimos as ações prioritárias dos próximos anos. Elas foram definidas coletivamente através de uma parceria entre gestão e diversos setores da sociedade civil, porque se a gente realmente quer fazer com que a política pública funcione, precisamos saber quais as necessidades reais do território e, para isso, precisamos escutar o povo”, explica a secretária.
Além de apresentar as metas alcançadas pelo plano vigente, de 2022-2025, como a cobertura de 100% da Atenção Primária no território arapiraquense, a implantação da Profilaxia Pós-Exposição de Risco à Infecção pelo HIV, ISTs e Hepatites Virais (PEP) e outros marcos importantes, a superintendente de Planejamento Estratégico e Gestão Participativa, Emmanuelle Costa, também apresentou os novos objetivos e diretrizes que fazem parte do novo plano.
Vila SUS
O evento também contou com uma novidade nesta edição: a Vila SUS, um universo imersivo com estandes interativos onde cada setor da Secretaria de Saúde, da Vigilância à Assistência, demonstrou um pouco do trabalho realizado. Idealizado pela Coordenação de Gestão de Projetos em Saúde (COGEPS), o espaço simboliza o compromisso da gestão, constituindo-se como um ambiente de aprendizado, integração e transparência, onde os participantes puderam conhecer de perto as ações que fortalecem o cuidado integral à população.
Compromisso renovado
O grande propósito das centenas pessoas de compareceram aos dois dias de evento é um só: tornar o SUS cada vez mais acessível, ampliando a oferta de serviços de saúde em todos os quatro cantos do município. Por isso, a energia entre os participantes era a alegria da sensação de um dever cumprido e da renovação de um compromisso com a população de Arapiraca.
Em sua fala, o prefeito, que já foi secretário de Saúde, contou um pouco sobre a história do setor no município e destacou a força do servidor público desta área ao longo dos anos. “Eu conheço bem a saúde de Arapiraca, vi muita coisa acontecer e tudo tem um fio condutor, esse fio condutor é o espírito que o profissional da saúde pública do município tem há muitos anos e que vem sempre preservando a sua história […] Então eu só tenho a parabenizar todos vocês por tudo o que vocês fazem”, finalizou o prefeito”, finalizou.














