Arapiraca inicia plano de manejo de animais silvestres da área urbana do Riacho Piauí
Primeiro workshop aconteceu no Centro Administrativo e contou com a presença de diversos órgãos envolvidos com a causa
Nesta semana, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, um workshop do Plano de Manejo de animais silvestres que vivem às margens do Riacho Piauí. O encontro aconteceu no Centro Administrativo e contou com a presença de diversos setores envolvidos com a causa, como órgãos ambientais, órgãos de segurança pública e representantes da academia.
Segundo o superintendente de Meio Ambiente, Fellipe Barbosa, a ação teve como objetivo identificar os principais órgãos que atuarão no manejo destes animais, bem como suas competências e as oportunidades de cooperação para a implementação do plano.
Estiveram presentes, além do equipe de Fiscalização da SMDUMA, o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), o Instituto SOS Caatinga, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Defensoria Pública, Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), SMTT e Corpo de Bombeiros.
“Obtivemos como principal produto do workshop um mapa do caminho com os protocolos para seguir nas mais diversas ocorrências envolvendo a fauna silvestre da região incluindo resgate, tratamento, reintrodução, pesquisa científica e educação ambiental”, explica o superintendente.
Ele finaliza pontuando que este é mais um grande passo que a gestão do prefeito Luciano Barbosa dá em seu compromisso com a agenda ambiental e a proteção da biodiversidade, reforçando a importância de políticas públicas sustentáveis que garantam mais segurança para a população e para toda a fauna arapiraquense.




