Arapiraca fortalece cultura da mandioca com oficina de produção de manivas
Ação realizada no polo agroalimentar abordou temas como qualidade sanitária e identidade genética para sucesso do plantio
Texto: Igor Castro
Entre os dias 4 e 6 de novembro, o Polo Agroalimentar de Arapiraca sediou a oficina “Produção de Manivas de Mandioca com Sanidade e Identidade Genética”, um evento promovido pela Embrapa, em parceria com o programa Reniva e o apoio da Prefeitura de Arapiraca e da Uneal, MAPA, Emater, UNAMAA e SENAR.
O evento contou com a presença do secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Genivaldo Oliveira, que destacou a importância da parceria entre instituições públicas e produtores locais.
“Essa oficina representa um passo importante para fortalecer a mandioca como uma cultura estratégica para o desenvolvimento rural de Arapiraca e de todo o agreste alagoano. O conhecimento técnico compartilhado aqui vai contribuir diretamente para a melhoria da produção e renda dos nossos agricultores”, afirmou o secretário.
A capacitação reuniu produtores, técnicos e estudantes da região Agreste, com o objetivo de difundir tecnologias e boas práticas para a produção de manivas de mandioca com qualidade sanitária e garantia de identidade genética — fatores essenciais para o aumento da produtividade e sustentabilidade da cultura na região.
Durante os três dias de programação, os participantes puderam acompanhar palestras e atividades práticas conduzidas por pesquisadores da Embrapa Mandioca e Fruticultura, Embrapa Pesca e Aquicultura e Embrapa Tabuleiros Costeiros, abordando temas como multiplicação de materiais de plantio, manejo de pragas e doenças, identificação visual de maniveiros, coleta de amostras para análise de vírus e registro de maniveiros junto ao MAPA.





