28 de novembro de 2025

Arapiraca Avança na Inovação Educacional com Parceria com o Instituto Escolas Criativas

A Secretaria Municipal de Educação de Arapiraca (SMEA) celebra mais um marco na consolidação de uma educação inovadora, acolhedora e centrada no protagonismo estudantil. Após participar do processo seletivo nacional, o município foi selecionado para compor a terceira turma do Instituto Escolas Criativas (IEC), integrando uma rede de territórios educacionais comprometidos com práticas pedagógicas criativas, colaborativas e transformadoras.

A trajetória de Arapiraca dentro do IEC teve início com uma imersão intensiva em São Paulo, onde a equipe técnica da SMEA, composta por profissionais, participou de uma semana de formação para compreender e vivenciar profundamente o modelo pedagógico proposto pelo Instituto. Essa etapa permitiu que o município se apropriasse da abordagem de Escolas Criativas e planejasse formas de implementá-la com identidade local.

Na segunda fase, o IEC realizou duas visitas ao município:

No primeiro encontro, formadores, supervisores e técnicos puderam conhecer a proposta metodológica e acompanhar a escolha da escola-laboratório da rede, que serviria como referência para a implantação inicial da metodologia: o EC Lab. A unidade selecionada foi a Escola Renilda Albuquerque Nunes, reconhecida pelo compromisso com práticas pedagógicas inventivas e construída para se tornar escola modelo do município.

O segundo encontro teve como foco a construção coletiva do Plano de Ação 2026, reunindo representantes da equipe técnica, formadores, supervisores e gestores. Nesse momento, foram definidas estratégias para inclusão da abordagem das Escolas Criativas no planejamento anual da rede. Também foram apresentadas práticas exitosas realizadas pelos professores da Escola Renilda, que desde setembro estiveram sob orientação das técnicas da comissão de gestão (CG) e vivenciaram atividades alinhadas ao conceito de aprendizagem criativa e, em novembro, socializaram com grande êxito, os primeiros resultados.

O encerramento deste encontro contou com uma reunião entre a equipe do Instituto Escolas Criativas, representada por Verônica Gomes, Gustavo Rodrigues , Simone Nogueira e Ana Netto — e a Coordenação de Gestão da Secretaria, composta pela secretária Ana Valéria Peixoto, pela superintendente Márcia Barbosa e pelas técnicas e professoras, Elaine Daniela e Janice Gomes. O diálogo finalizou com as observações feitas durante as visitas e alinhou os próximos passos para fortalecer a implementação do projeto em toda a rede municipal.

A abordagem da aprendizagem criativa — fundamentada nas pesquisas do MIT Media Lab, especialmente pelo grupo Lifelong Kindergarten, liderado por Mitchel Resnick, e inspirada nas ideias de Seymour Papert — defende que crianças e jovens aprendem de forma mais significativa quando criam, colaboram, exploram e seguem seus interesses genuínos. A parceria com o IEC representa, portanto, um avanço na construção de uma educação mais humana, inventiva e conectada ao século XXI.

Ao celebrar esse momento, a secretária Ana Valéria Peixoto destaca “A chegada do Instituto Escolas Criativas a Arapiraca representa um novo capítulo de curiosidades, inovação e encanto em nossa rede. Estamos construindo, juntos, um caminho onde cada estudante poderá aprender com mais significado, alegria e protagonismo”.

Durante todos os meses do próximo ano, a SMEA e o IEC estarão articulando ações e propostas para o desenvolvimento da abordagem na rede. Com essa parceria, Arapiraca reafirma seu compromisso com uma educação pública de qualidade e preparada para formar cidadãos críticos, criativos e capazes de transformar o futuro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *