9 de outubro de 2025

Mural do Inconsciente: Arapiraca comemora 120 anos de Nise da Silveira com arte e sensibilidade

Muro da área verde foi preenchido com o trabalho criativo de usuários do CAPS

Foto: Eduardo Ventura – Ascom Arapiraca

O CAPS Nise da Silveira, uma das maiores referências em saúde mental do Agreste de Alagoas, recebeu este título em homenagem a uma verdadeira heroína da pátria. Neste ano, é comemorado o aniversário de 120 anos da história da médica que revolucionou a psiquiatria brasileira e Prefeitura de Arapiraca resolveu homenageá-la de uma forma especial: pelas mãos dos usuários da unidade que ela deu nome.

Por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Governo do Estado e com apoio do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), os usuários do Caps puderam expressar sua criatividade através de pinturas que foram feitas diretamente no muro do TRT, que fica localizado em um dos maiores cartões postais do município: a Área Verde. Chamado de “Muro do Inconsciente”, o projeto é realizado pelo Instituto Ação de Desenvolvimento para a Cidadania (IADEC).

A cerimônia de inauguração contou com a presença da secretária de Saúde, Rafaella Albuquerque, membros da equipe técnica da secretaria e do CAPS, além dos artistas que pintaram as telas, e a superintendente de Cultura, Franciane Asevedo. Também marcaram presença o coordenador geral do projeto, Vinicius Palmeira, a coordenadora artística, Martha Arruda, o presidente do TRT, Jasiel Ivo e outras autoridades.

“A saúde mental é um problema de saúde pública a nível mundial e deve ser cada vez mais discutida e fortalecida. Nise da Silveira veio para romper com aquilo que realmente fazia mal, então ela é uma referência, porque nos trouxe formas livres de poder fazer saúde mental, com afeto, com liberdade, com expressão, e nós temos muito orgulho de poder dizer que ela era alagoana e deixou um legado que continuamos trilhando até hoje”, destacou a secretária.

O projeto

Com o Mural do Inconsciente, Arapiraca faz parte do Projeto Nise em Cores e Formas, iniciativa do IADEC que une arte, saúde mental e inclusão social em homenagem à psiquiatra. Antes de chegar à Capital do Agreste, a ação percorreu outros municípios do Estado promovendo oficinas artísticas, exposições e murais coletivos em outros CAPS, incentivando a expressão criativa dos usuários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *