Luciano Barbosa entrega novo trecho da Ciclovia do Trabalhador na programação do aniversário de Arapiraca
Inauguração marca mês de comemoração dos 101 anos da cidade, que também entregará obras como a Marginal do Riacho Piauí e o Ginásio João Paulo II
Horas após inaugurar uma UBS modelo no bairro Teotônio Vilela, o prefeito Luciano Barbosa entregou, na noite desta segunda-feira (6), um novo trecho da maior obra de mobilidade urbana de Alagoas, a Ciclovia do Trabalhador, como parte da programação do mês de aniversário do município de Arapiraca. A nova etapa fica localizada no bairro Santa Edwiges, nas imediações do Centro Administrativo e do Senac.
Com cerca de 400 metros, esta etapa também fica próxima ao viaduto da AL-220 e marca o início da obra, que quando finalizada terá aproximadamente 8,5 km, passando por 16 bairros do município. Atualmente, a ciclovia já tem mais de 3 km entregues, com múltiplas etapas em andamento, incluindo a área da antiga estação ferroviária, onde funcionará a Praça do Centenário.
“Essa é uma obra que mudou completamente a cara da cidade, porque atravessa esses 16 bairros e é uma ciclovia extremamente segura, sem problemas com o tráfego da cidade, então quem pega sua bicicleta para ir trabalhar ou faz exercícios físicos se sente protegido. É uma obra que dá uma mobilidade urbana que a cidade não possuía, então um evento como esse é muito significativo, principalmente no mês em que a cidade de Arapiraca completa o seu aniversário”, afirmou o prefeito.
Reconhecida como uma das maiores obras de mobilidade urbana do Brasil, a Ciclovia do Trabalhador vem sendo considerada como fundamental para o bem-estar do arapiraquense e para a recuperação de uma linha férrea historicamente deteriorada. O trabalho de destaque realizado pela gestão resultou na primeira colocação no prêmio internacional Smart City Expo Curitiba, na categoria Urban Mobility.
Durante a cerimônia de inauguração da nova etapa, a secretária municipal de Serviços Públicos, Carol Valeriano, elogiou a visão moderna do prefeito Luciano Barbosa para a revitalização da linha e destacou o trabalho conjunto dos arquitetos e engenheiros da Prefeitura de Arapiraca para colocar em prática um projeto ambicioso que transforma a vida da população por meio da mobilidade.
“A Ciclovia é uma obra emblemática que pode onde passa vem mudando a forma como as pessoas convivem com a cidade. É uma obra linda, que já teve prêmio internacional e foi pensada nos mínimos detalhes para que as pessoas possam utilizá-la da melhor maneira possível”, pontuou.
O novo trecho e a UBS do Teotônio Vilela, bem como o Centro de Convenções, entregue na última sexta-feira (3), marcam o início de uma série de inaugurações importantes que acontecerão ao longo do mês de outubro, incluindo obras grandiosas como a esperada reinauguração do Ginásio João Paulo II e a Marginal do Riacho Piauí.