CMCD LGBTT de Arapiraca está representado na 4ª Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+
A Prefeitura de Arapiraca, por meio do Conselho Municipal de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (CMCD/LGBTT) se faz presente em Brasília/DF durante a 4º Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ que possui como tema “Construindo a Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+”.
O Conselho já está cheio de sorrisos, histórias de luta e muito orgulho de participar deste momento histórico. A etapa nacional, que acontece no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), começou nesta terça-feira (21), e se estenderá até a próxima sexta-feira (24).
Estão presentes durante a conferência o produtor cultural, artista e ativista dos direitos humanos, Vagner Ferreira da Silva Junior, conhecido artisticamente como Vagnão, e um dos nomes que vêm fortalecendo as pautas da diversidade e da cultura no Agreste alagoano; e Deysa Maria de Araújo Silva, mulher trans, preta de 25 anos. Graduada em Administração Pública, militante e estudos nos campos de políticas públicas e participação social, também faz parte do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoas LGBTQIA+ de Arapiraca-AL.
O Superintendente de Direitos Humanos, Radamés Pereira, celebra a participação dos conselheiros como delegados nacionais e ratifica a importância da realização da 1ª Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Queers, Intersexos, Assexuais e Outras – LGBTQIA+, realizada no dia 5 de setembro de 2024 em Arapiraca, com o apoio do prefeito Luciano Barbosa, pois através desse ato foi possível eleger 15 delegados para a etapa estadual, realizada em 27 e 28 de novembro de 2024, e posteriormente eleger três delegados para a etapa nacional.
A 4ª Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ representa a retomada de um processo histórico de participação social interrompido por quase uma década. Com o apoio do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), por meio da Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ (SLGBTQIA+), as conferências reafirmaram o compromisso do Estado brasileiro com o fortalecimento da democracia, da diversidade e da formulação coletiva de políticas públicas voltadas à população LGBTQIA+.
A mesa de abertura contou com autoridades dos Três Poderes, representantes da sociedade civil e lideranças políticas. Participaram, entre outros, a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara; a ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann; a ministra das Mulheres, Márcia Lopes; o ministro substituto da Cultura, Márcio Tavares; e o ministro do TST, Vieira de Mello Filho. Também estiveram presentes as deputadas Daiana Santos, Duda Salabert, Erika Hilton, Jandira Feghali, Maria do Rosário e Luizianne Lins, além da senadora Teresa Leitão.
Autor: CORTESIA



