Prefeitura realiza a entrega de mais 70 enxovais às gestantes do projeto “Mãe Arapiraquense”
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, da Prefeitura de Arapiraca, promoveu, nesta quarta-feira (17), no Hall do Centro Administrativo Antônio Rocha, localizado na Rua Samaritana, S/N, no Bairro Santa Edwiges, a 4ª edição da entrega de enxovais do programa “Mãe Arapiraquense”.
Contando com a presença das secretárias municipais de Desenvolvimento Social, Fabrícia Galindo, e Saúde, Rafaella Albuquerque, o evento reuniu 70 gestantes atendidas pelos nove Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) de cada região do município arapiraquense.
Nessas quatro edições, a prefeitura atendeu 335 mamães com os enxovais, que são compostos por uma bolsa de bebê, toalha fralda, lençol de xixi, conjunto de malha, cobertor, calça enxuta, pacote de fraldas, kit camiseta de pijama e kit para bebê.
De acordo com a coordenadora da Proteção Social Básica (PSB), Marina Maria, a diminuição da mortalidade materno-infantil é uma das prioridades em todas as instâncias da gestão do prefeito Luciano Barbosa, que, para isso, tem desenvolvido ações que garantam a saúde materna e infantil, desde a gestação até os três anos de idade.
O projeto presta, ainda, atenção integral às gestantes residentes no município, usuárias dos sistemas únicos de Saúde e Assistência Social (SUS) e (SUAS) respectivamente, no auxílio do crescimento e desenvolvimento saudável.
“O município vem desenvolvendo esse projeto, que é intersetorial, entre as secretarias municipais de Desenvolvimento Social e Saúde, para que a gente consiga chegar até a gestantes, que cumpriram todos os pré-requisitos relacionados ao pré-natal. Então, quer que isso significa? É um entrega, mas muito mais do que a entrega de um enxoval. É a garantia de que essa gestante passou por todo um processo de cuidado, que ela foi acompanhada por uma equipe multiprofissional, e isso garante o quê? Melhores indicadores de qualidade de vida dessas crianças que vão nascer, mais saúde para essas mamães, que estão sendo acompanhadas por essas equipes. Então, isso significa que o nosso prefeito está investindo cada vez mais em saúde e em acolhimento para que as famílias realmente sejam acompanhadas de forma adequada”, apontou a secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Fabrícia Galindo.