1 de setembro de 2025

Prefeitura lançará edital para inclusão socioprodutiva de catadores de materiais recicláveis

Arapiraca está reforçando o compromisso com a sustentabilidade e a inclusão socioprodutiva de catadores de materiais recicláveis. Por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, a Prefeitura lançará, com previsão para o mês de outubro, um edital de chamamento público para contratação de serviços de coleta seletiva porta a porta.

O objetivo do projeto é ampliar a coleta seletiva, de forma gradativa, e levar o serviço para um modelo porta a porta, ao invés de contar somente com pontos de entrega voluntária distribuídos pela cidade. No primeiro ano, o projeto atenderá 12 mil residências distribuídas entre os bairros Primavera, Padre Antônio Lima Neto, Alto do Cruzeiro, Caititus, Jardim de Maria e Bom Sucesso, que representa 15% do total de domicílios do município.

Segundo o superintendente de Meio Ambiente, Fellipe Barbosa, a meta é universalizar o serviço em até 7 anos, incluindo zona urbana e rural, com um investimento inicial que beneficiará diretamente mais de 70 catadores de materiais recicláveis, fortalecendo a economia local, gerando economia para os cofres públicos e reduzindo o impacto ambiental. Estima-se que a iniciativa reduzirá em até 32% a quantidade de material reciclável enviado ao aterro sanitário.

Além da sustentabilidade e economia, o programa também vai impactar socialmente o município, pois está alinhando com ações de desenvolvimento social, como a revitalização da comunidade Mangabeiras com a construção de dezenas de novas casas para os moradores da região. É uma forma de tornar a cidade cada vez mais verde e menos poluída, mas ao mesmo tempo contribuir para também para a inclusão socioeconômica de seus munícipes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *