19 de setembro de 2025

Arapiraca realiza 1º Seminário de Alfabetização e reforça compromisso com a Educação

Fotos: Pablício Vieira – Ascom Arapiraca

Reforçar a prática pedagógica e melhorar o cenário de alfabetização, visando um futuro melhor aos alunos e alunas da Rede Municipal de Ensino, reconhecendo a importância da Educação, principalmente para as crianças em situação de vulnerabilidade social.

Com esse intuito, a Secretaria Municipal de Educação, da Prefeitura de Arapiraca, realizou, nesta sexta-feira (19), no Espaço Renê, localizado na Rua Dom Felício Vasconcelos, 218, no Centro, o 1º Seminário de Alfabetização.

O evento reuniu centenas de educadores da Rede Municipal de Ensino, proporcionando uma troca de conhecimentos entre os participantes, além de contribuir com a valorização profissional de cada um(a) deles(as).

O pontapé inicial foi dado pelos alunos e alunas da Escola Educação em Tempo integral Enéas Benedito dos Santos, do Povoado Cangandu, com apresentações de danças, sob a coordenação da professora Camila Lima, e da banda e fanfarra, sob orientações do maestro Roni Peterson.

A secretária Municipal de Educação, Ana Valéria Peixoto, apresentou os dados nacionais de alfabetização e as necessidades de serem reforçadas as práticas pedagógicas, dando ênfase no papel da Escola no letramento das crianças atendidas pelas instituições de ensino.

“A gente tem feito um trabalho muito bacana na alfabetização dos nossos alunos e alunas, porém, no Brasil, nós temos apenas 56% de crianças alfabetizadas, e isso é muito sério, pois, se a gente não alfabetiza, nós teremos alunos(as) no Ensino Médio sem saber ler ou escrever, e assim eles não poderão frequentar a universidade. O município arapiraquense vem investindo muito em formação, para que a gente possa ter essa troca de experiências, para que a gente possa chegar na nossa sala de aula e usar essa prática com os nossos alunos(as). Eu tenho muito orgulho em dizer que nós temos os melhores professores(as), nós acreditamos no trabalho de cada um de vocês. Nós temos os melhores recreadores e auxiliares de sala. Aproveito o momento para agradecer ao prefeito Luciano Barbosa, por ter colocado a política educacional em primeiro lugar”, destacou Ana Valéria.

Para este momento especial da Educação Arapiraquense, o Seminário de Alfabetização trará Sandra Puliezi, doutora em Psicologia da Educação pela PUC de São Paulo, psicopedagoga e pedagoga.

Ela é presidente do Instituto Ler +, que proporciona cursos, capacitações e assessoria aos municípios na área da alfabetização e desenvolvimento da linguagem escrita, ajudando os alunos a melhorarem o desempenho em leitura.

Na oportunidade, a pedagoga e professora Cláudia Araújo realizou o lançamento do seu segundo livro “Você Conhece Davi?” ao público que esteve presente durante o 1º Seminário de Alfabetização.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *