Arapiraca avança em tecnologia com teste de novo sistema para modernizar fiscalização urbana
Instrumento vai agilizar processos, otimizar o trabalho dos fiscais e ampliar a transparência na gestão pública
Nesta sexta-feira (8), a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (SMDUMA), realizou a avaliação do novo Sistema de Fiscalização Urbana (FU). Como parte da preparação para a implantação oficial da ferramenta, que acontecerá ainda no mês de agosto, os testes ocorreram na sede da secretaria e contaram com a participação de fiscais municipais e técnicos da empresa responsável pelo desenvolvimento.
O FU foi desenvolvido para tornar a fiscalização mais ágil, integrada e eficiente. Um dos grandes diferenciais do instrumento é a capacidade de concentrar, em um único ambiente, todas as etapas do trabalho da fiscalização, desde a emissão digital de multas até o acompanhamento das medidas adotadas, com cálculos automáticos e categorização detalhada das infrações. A solução também se conecta às plataformas já utilizadas pela Prefeitura, garantindo maior controle e rastreabilidade de cada ação.
Para o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Thomaz Barbosa, a implantação representa um salto de qualidade na gestão urbana. “Com essa nova ferramenta, vamos oferecer mais agilidade, precisão e transparência no trabalho de fiscalização. É tecnologia aplicada para melhorar a gestão, facilitar o trabalho dos fiscais e garantir respostas mais rápidas para a população”, afirma.
Além de trazer um impacto positivo para a rotina dos fiscais, a agilidade na capacidade de resposta do poder público às demandas da população permite que o cidadão tenha maior confiança na atuação da Prefeitura com relação à organização e fiscalização do espaço urbano. A integração das etapas em uma plataforma vai otimizar tempo, reduzir falhas operacionais e garantir maior controle das informações.
Com os testes realizados, Arapiraca avança na modernização dos serviços públicos, reforçando o compromisso com a eficiência, a transparência e o uso de tecnologia para aprimorar a gestão urbana.