Noite marcada pela emoção e homenagens, arraiás comunitários são premiados no 21º Concurso de Resgate às Tradições Juninas
O São João em Arapiraca ainda não terminou e nesta sexta-feira (04), os arraiás comunitários participaram da apuração que reconheceu e premiou os grupos que se destacaram nessa 21ª edição do Concurso de Resgate às Tradições Juninas. O Arraiá Pedro Sertanejo, do Pau D’Arco conquistou o primeiro lugar.
A Secretária de Cultura, Lazer e Juventude Mônica Nunes abriu a noite agradecendo o envolvimento das comunidades. “Estivemos em todas as comunidades vendo o envolvimento e entrega de todas para realizar os arraiás e principalmente manter a tradição junina forte e perpetuada. Agradecemos a todos pela participação, pela entrega e dedicação. Agradeço também ao prefeito Luciano Barbosa e ao secretário Yale Fernandes que apoiaram desde o início a iniciativa e também estiveram lá para prestigiar o trabalho de vocês”, destacou.
A noite de premiações iniciou com o Prêmio Sanfona de Ouro, que reconheceu uma comunidade por cada categoria com troféu e o prêmio de R$1.000,00. Na categoria Quadrilha Matuta, a quadrilha Arrocha o Nó foi a premiada. O Arraiá Pisoteio, da comunidade das Batingas, levou para casa os prêmios de Comidas Típicas e Cidade Cenográfica. No quesito Folguedo e Enredo, o arraiá Pedro Sertanejo, do Pau D’Arco levou os prêmios.
Sob a locução de Valter Gomes, a apuração das notas dos arraiás contagiou todos os presentes e grupos que representavam os arraiás. O Concurso contou com a participação de 10 jurados que votaram e ajudaram a decidir os cinco primeiros colocados. A votação foi dividida em cinco categorias: personagens, animação e dramatização; música regional e comidas e bebidas típicas; quadrilhas e folguedos juninos; ambientação, decoração e criatividade; e participação, envolvimento e organização.
O Arraiá Pedro Sertanejo, da comunidade rural Pau D’Arco, que teve como enredo “Lute. Resista. Nunca Desista”, levou para casa o primeiro lugar e o prêmio no valor de R$10.000,00. Em segundo lugar, o Arraiá Pisoteio, das Batingas, em terceiro, o Arraiá da Vila. Os Arraiás Gonzagão e Rosa de Ouro ficaram em quarto e quinto lugar, respectivamente.
Homenagens
Além das premiações, a final do Concurso também foi marcada pelas homenagens. Ao fotógrafo da Prefeitura de Arapiraca Samuel Alves, o Samuca, que por décadas acompanhou e fotografou os arraiás comunitários de Arapiraca. Contribuindo com a história de Arapiraca e do São João com o seu olhar sensível e aguçado.
Luciene, que trabalhou todos os dias no Lago da Percuaba na Limpeza e organização da Sala de Imprensa também foi homenageada pela Secretária de Cultura Mônica Nunes.