21 de junho de 2025

Comunidades abordam a miscigenação cultural e o resgate à ancestralidade no 7º dia de arraiais em Arapiraca

Fotos: Pablício Vieira – Ascom Arapiraca

Uma fogueira, comidas típicas, chuvinhas, traques e muito, mas muito forró!

Essa combinação embalou o 7º dia de apresentações dos arraiais pelas comunidades de Arapiraca, que nesta sexta-feira (20) foram realizados no conjunto Nossa Senhora Aparecida e no Brisa do Lago.

A miscigenação cultural foi a temática da primeira comunidade. Ela abrangeu a vinda dos ciganos ao Brasil, o grupo Caló em 1574, e toda a sua maneira de viver, seus trejeitos e costumes, culinária, folclore e muito mais.

A representatividade indígena também foi um dos pontos abordados pelo Arraiá Lua de São João, do conjunto Nossa Senhora Aparecida, com a apresentação cultural da juventude da tribo Tiguí Botó.

Os olhos atentos da população às apresentações inflamavam a vontade dos participantes das quadrilhas junina e matuta, do carimbó, do coco de roda e dos marcadores em ambas as comunidades.

“Toda essa mistura cultural conta um pouco sobre todos nós, sobre a nossa ancestralidade. As comunidades foram muito felizes em abordar essas temáticas e nos sentimos muito honrados em poder presenciar algo tão importante, mas ao mesmo tempo levado de uma forma irreverente e criativa”, destacou a secretária Municipal de Cultura, Lazer e Juventude, Mônica Nunes.

E para prestigiar essas festanças, estiveram presentes o deputado Federal Daniel Barbosa, os secretários municipais de Gestão Pública e Educação, Yale Fernandes e Ana Valéria Peixoto, respectivamente, o empresário Lucas Barbosa, entre outras autoridades.

Neste sábado (21), o maior arraiá comunitário do Brasil chega às comunidades do Itapoã, com o Arraiá da Vila Contente, e no bairro Cavaco, com o Arraiá Cavacultura.

Confira a programação completa abaixo:

14/06

21h30 – Arraiá Gonzagão, Baixão.

15/06

19h – Arraiá Autistar, Centro;
21h30 – Arraiá Matuto Macho, Jardim Esperança.

16/06

19h – Arraiá Festa de Vaquejada do Vale Mandacaru, Vale Perucaba;
21h30 – Arraiá Renascer do Sertão, Manoel Teles.

17/06

19h – Arraiá Balança Mais Não Cai, Santa Edwiges;
21h30 – Arraiá Arrocha Arapiraca, Bom Sucesso.

18/06

19h – Arraiá Pisoteio, Batingas;
21h30 – Arraiá Raio do Sol, Mangabeiras.

19/06

19h – Arraiá Amigos do Auto, Alto do Cruzeiro;
21h30 – Arraiá Pedro Sertanejo, Pau d’Arco.

20/06

19h – Arraiá do Povão Conjunto N. Sra. Aparecida, Nossa Senhora Aparecida;
21h30 – Arraiá Brisa do Luar, Brisa do Lago.

21/06

19h – Arraiá Vila Contente, Itapoã;
21h30 Arraiá Cavacultura, Cavaco.

22/06

19h – Arraiá Milagres, Zélia Barbosa;
21h30 – Arraiá Luar do Sertão, Primavera.

23/06

19h – Arraiá Rosa de Ouro, Taboquinha;
21h30 – Arraiá Canaluar, Canaã.

24/06

19h – Arraiá da Vila, Vila São José;
21h30 – Arraiá Asas de Ouro, Jardim das Paineiras.

25/06

19h Arraiá Pé na Roça, Bom Sucesso

30/06

19h – Arraiá Arrocha o Nó, Jardim Esperança;
21h30 – Arraiá Bom Conselho, Manoel Teles.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *